Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Médico brasileiro lança plataforma global de participação em pesquisa clínica

O grande ganho para a sociedade é que a plataforma ViS
torna mais ágil o processo de criação de novos remédios
Ferramenta agrega informações sobre centros de pesquisa em todo o mundo; e promete diminuir de 6 meses a um ano o tempo médio de desenvolvimento de um medicamento
 
Uma etapa fundamental para a criação de novos medicamentos, a pesquisa clínica movimenta mais de 50 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Todos os anos, a indústria farmacêutica seleciona centros de pesquisa de ponta para sediarem esses estudos, um trabalho colaborativo que envolve os principais laboratórios, hospitais e universidades de medicina. Nesse processo, porém, o Brasil ainda possui um papel secundário – apenas 1% da pesquisa clínica mundial é realizada no país, um percentual muito menor do que o de países como Estados Unidos (44,1%), Rússia (1,6%), Coréia do Sul (1,4%), China (1,4%) e Índia (1,2%).
 
Atento a este cenário e a dificuldade que a indústria farmacêutica tem para encontrar centros médicos especializados em determinadas doenças, o médico brasileiro e PhD pela divisão de Ciências da Saúde & Tecnologia de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Fábio Thiers, desenvolveu uma plataforma global gratuita para facilitar a participação em pesquisas clínicas.
 
Batizada de ViS, a plataforma online agrega dados sobre os 400 mil centros de pesquisa espalhados pelo mundo, assim como sobre as cidades, estados e países em que estes centros operam. “Temos uma solução pioneira que integra de forma eficiente e intuitiva os dados técnicos gerados por nós e os perfis dos centros de pesquisa, com acesso gratuito”, explica.
 
O mapeamento de toda a infraestrutura de pesquisa global (centros, pacientes, pesquisadores, entre outros dados) foi feito por algoritmos desenvolvidos por Thiers desde 2003, começando quando ele era pesquisador na Harvard e subsequentemente como Diretor do Programa de Pesquisa sobre Planejamento de Pesquisa Clinica Global no MIT. Essa atividade levou a importantes publicações, como o principal artigo de referencia no assunto publicado na Nature Reviews em 2008.
 
Novos remédios mais rapidamente
O grande ganho para a sociedade é que a plataforma ViS torna mais ágil o processo de criação de novos remédios. “É uma tecnologia muito inovadora, que pode diminuir de 6 meses a um ano o tempo médio de desenvolvimento de um medicamento”, explica o diretor de engajamento global de centros de pesquisa do ViS, o Dr. Gustavo Kesselring. Atualmente, uma nova droga pode levar entre 9 e 12 anos para chegar ao público.
 
A indústria farmacêutica também é beneficiada com a redução nos custos das pesquisas clínicas. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa, em média U$ 10 bilhões são desperdiçados todos os anos por causa de ineficiências na seleção de centros de pesquisa, o que representa de 15% a 20% do valor total utilizado nas pesquisas clínicas. Com a utilização da plataforma ViS, a economia para indústria como um todo pode chegar a U$ 5 bilhões por ano. De acordo com o médico, esta redução de custos e ganho em velocidade deve permitir que o desenvolvimento de certos medicamentos se viabilizem economicamente, especialmente os que afligem pacientes em países emergentes como o Brasil.

“Tudo funciona porque, além dos ganhos de eficiência, o ViS traz para os centros uma oportunidade única e gratuita de se conectar globalmente. Hoje esses centros gastam muito com marketing ou respondendo questionários. Por meio do ViS, os pesquisadores poderão colaborar nas pesquisas clínicas globais, receber novos investimentos e focar no que é o principal: a ciência e os pacientes”, destaca Kesselring.
 
Como funciona
Para participar, os centros de pesquisa podem se registrar gratuitamente no site http://www.visresea
rch.org. Após um simples processo de identificação dos responsáveis pelo centro, estes podem usar as ferramentas do sistema para a criação rápida de perfis para cada doença estudada.
 
A informação disponibilizada fica sob controle do centro e inclui tudo que é comumente perguntado para eles em questionários da indústria, incluindo dados de como infraestrutura, pacientes, time, pesquisas, rede de colaboradores entre outros.
 
As empresas farmacêuticas também terão um login gratuito e podem procurar por centros de pesquisa filtrando por doenças ou localidade. Ao clicar no nome do centro, terão as informações atualizadas disponíveis e poderão tomar decisões mais apuradas.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário