A atração sexual entre amigos pode ser comum, mas uma nova pesquisa mostra que ela tem o potencial de se tornar um fardo para a pessoa.
Pesquisadores pediram a um grupo de pessoas que listassem os benefícios e os prejuízos de se ter amigos do sexo oposto. Dentre os participantes, 32% disseram que os sentimentos de atração eram algo ruim, sendo que apenas 6% viram essa questão como algo positivo.
A análise dos dados obtidos mostrou que as mulheres tinham mais chances de verem a atração pelos amigos como algo ruim. 47% das participantes entre 18 e 23 anos viam isso como um malefício, enquanto 22% dos homens afirmaram o mesmo.
Outro dado encontrado mostra que o quanto maior era a atração sentida em uma amizade, maior era a insatisfação da pessoa dentro do seu próprio relacionamento amoroso.
Os pesquisadores acreditam que a amizade entre homens e mulheres pode desencadear reações instintivas de acasalamento que se desenvolveram milhares de anos atrás.
“As estratégias de acasalamento podem influenciar o envolvimento das pessoas em amizades (entre sexos opostos) desde o início, assim como não intencionalmente colorir os sentimentos da pessoa em relação a membros do sexo oposto com quem suas intenções conscientes são platônicas”, explicam os pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA).
Porém, a atração pode beneficiar e sobrecarregar a mesma pessoa em diferentes relacionamentos de amizade ou trazer coisas boas e ruins para os mesmos amigos em momentos diferentes, fazendo com que essa questão não seja inteiramente negativa.
A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Social and Personal Relationships.
Fonte: Live Science, 7 de setembro de 2012-09-14
Por Boa Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário