Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sabugueiro

Nome científico
Sambucus nigra L.

Nomes alternativos
Sabugueiro-da-Europa, sabugueirinho, sabugueiro-negro, flor de sabugueiro.

Descrição
Arbusto ou pequena árvore originária da África, Ásia e Europa, o sabugueiro atinge em média 4m. Tem as folhas ovaladas, pequenas flores brancas e frutos redondos de coloração escura. Os frutos e as flores são utilizados em várias culturas, embora apenas as flores tenham seu uso medicinal mais difundido.

O fruto da árvore é muito consumido na Europa como alimento (tortas, geleias, vinhos). Nas Américas se encontram espécies nativas de sabugueiro, muito semelhantes ao europeu. No Rio Grande do Sul, por exemplo, encontramos a Sambucus australis, (sabugueiro-do-Rio-Grande e sabugueiro-do-Brasil) também considerada medicinal, com as mesmas indicações.

Parte utilizada
Flores secas.

Uso medicinal
Seu uso é reconhecido pela farmacopeia brasileira no tratamento sintomático de resfriados, como diaforético (que induz transpiração) em estados gripais e febres e como expectorante.

Modos de uso
Chá de infusão ou das flores fervidas em água, xarope, tintura, pastilhas.

Cuidados e contraindicações
O uso das folhas deve ser evitado, pois podem ser tóxicas. Para preservar as flores, guarde-as em um vidro escuro isoladas do ar, evitando assim o apodrecimento.

Efeitos colaterais
Aumento da transpiração. Em doses excessivas pode baixar os níveis de cálcio no sangue.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário