Pessoas são, inconscientemente, mais sociáveis quando estão em um ambiente com
cheiro de limpeza, de acordo com uma pesquisa da Universidade Brigham Young,
EUA. O estudo mostrou uma dramática melhora no comportamento ético dos
entrevistados, aplicando uma simples fragrância cítrica no ambiente.
No estudo, participantes eram incumbidos de uma série de atividades. Um grupo
desenvolvia essas ações em uma sala normal, enquanto outro trabalhava em uma
sala similar mas na qual a fragrância havia sido usada.
Em uma das atividades, um jogo envolvendo somas de dinheiro – criado para o
experimento e observado pelos pesquisadores –, os entrevistados se mostraram
mais confiantes nos parceiros de atividades e compartilhavam mais os valores
distribuídos (o dinheiro em jogo eram quase o dobro no grupo em uma sala com
“cheiro de limpeza”). Os participantes também se sentiam mais à vontade para
participar de atividades envolvendo voluntários.
Ao final de diversos jogos e atividades os participantes foram questionados
sobre o próprio humor e sensação, mas o fato do ambiente ter uma fragrância
agradável não foi notado conscientemente, o que sugere que os efeitos de um
ambiente limpo podem agir sobre o inconsciente das pessoas.
Ambientes menos opressores
“Diversas empresas gastam muito dinheiro com segurança que podem muitas vezes
criar ambientes opressores”, diz Katie Liljenquist, uma das pesquisadoras
responsáveis pela pesquisa.
“Talvez haja maneiras mais simples para promover comportamentos éticos, como
pequenos ajustes ambientais – como a limpeza ou a impressão de higiente – que
promovam um bem estar nos empregados, clientes ou nas pessoas em geral”, observa
Liljenquist, cujo estudo sobre comportamentos transgressivos e percepções de
higiene foi publicado no periódico Psychological
Science.
Fonte O que eu tenho
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