Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ambiente limpo faz com que as pessoas se comportem melhor

Pessoas são, inconscientemente, mais sociáveis quando estão em um ambiente com cheiro de limpeza, de acordo com uma pesquisa da Universidade Brigham Young, EUA. O estudo mostrou uma dramática melhora no comportamento ético dos entrevistados, aplicando uma simples fragrância cítrica no ambiente.
 
No estudo, participantes eram incumbidos de uma série de atividades. Um grupo desenvolvia essas ações em uma sala normal, enquanto outro trabalhava em uma sala similar mas na qual a fragrância havia sido usada.
 
Em uma das atividades, um jogo envolvendo somas de dinheiro – criado para o experimento e observado pelos pesquisadores –, os entrevistados se mostraram mais confiantes nos parceiros de atividades e compartilhavam mais os valores distribuídos (o dinheiro em jogo eram quase o dobro no grupo em uma sala com “cheiro de limpeza”). Os participantes também se sentiam mais à vontade para participar de atividades envolvendo voluntários.
 
Ao final de diversos jogos e atividades os participantes foram questionados sobre o próprio humor e sensação, mas o fato do ambiente ter uma fragrância agradável não foi notado conscientemente, o que sugere que os efeitos de um ambiente limpo podem agir sobre o inconsciente das pessoas.
 
Ambientes menos opressores
“Diversas empresas gastam muito dinheiro com segurança que podem muitas vezes criar ambientes opressores”, diz Katie Liljenquist, uma das pesquisadoras responsáveis pela pesquisa.
 
“Talvez haja maneiras mais simples para promover comportamentos éticos, como pequenos ajustes ambientais – como a limpeza ou a impressão de higiente – que promovam um bem estar nos empregados, clientes ou nas pessoas em geral”, observa Liljenquist, cujo estudo sobre comportamentos transgressivos e percepções de higiene foi publicado no periódico Psychological Science.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário