Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dor de cabeça também é problema para dentista resolver

O tratamento dentário sempre causou muito medo às pessoas e a visão simplista sobre o trabalho dos dentistas leva a maioria das pessoas a acreditar que só se deve visitar um profissional para tratar de cáries ou por questões estéticas.
Entretanto a odontologia não é uma área estanque ou separada da medicina, e a partir de pesquisas clínicas e o desenvolvimento de novas tecnologias, tratamentos antes complicados e demorados passaram a ter opções de novas técnicas que ajudam a solucionar, além de problemas odontológicos, questões musculares, como as relacionadas à dor de cabeça.
 
Muitas vezes essas dores podem estar ligadas a problemas na articulação da mandíbula. O problema é chamado disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e atinge 10% da população brasileira.
 
“Uma vez detectado, o tratamento da articulação que liga o maxilar à mandíbula alivia a vida de pacientes que peregrinam em consultórios médicos”, afirma Simone Carrara, diretora da Sociedade Brasileira de ATM e Dor Orofacial e que indica que 90% dos pacientes que têm a disfunção sofrem de cabeça crônica. “Pouca gente imagina que uma dor de cabeça pode ser tratada pelo dentista”, comenta.
 
“Para se ter uma idéia, o Brasil está na lista dos cinco países que mais sofre com cefaléia (dor de cabeça), de acordo com pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]“, afirma a especialista. O mal acomete cerca de 63 milhões de brasileiros e muitos deles podem ter problemas relacionados com o ATM.
 
Dores, estalidos e sensação de desencaixe
A articulação chamada de temporomandibular possibilita o movimento da mandíbula para frente, para trás e para os lados, e pode se desgastar com hábitos relacionados à tensão e até à postura corporal.
 
Além da dor de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, estalidos ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca e até dores nas costas são sintomas de pacientes que têm disfunções na ATM. “Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano, por estar ligada ao crânio”, explica Simone Carrara.
 
A boa notícia é que os novos tratamentos não utilizam mais técnicas consideradas desconfortáveis. “Sem cirurgia e sem intervenções agressivas é possível eliminar a causa da dor e se livrar de vez de remédios que não resolviam, mas apenas aliviavam os sintomas”, explica Carrara. Placas de acrílico, intervenção em hábitos e posturas, fisioterapia com laser e ultra-som são algumas soluções possíveis, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário