Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de agosto de 2014

DataSUS adota plataforma móvel para gestão de estoques

Solução da MicroStrategy permite a cerca de 1.500 gestores públicos analisar, em dispositivos móveis, dados relacionados à gestão de estoque, rastreabilidade e distribuição de medicamento

O DataSUS, departamento do Ministério da Saúde criado para desenvolver sistemas e soluções em TI para o Sistema Único de Saúde (SUS), incorporou recentemente uma plataforma móvel de inteligência de negócios (a MicroStrategy Mobile) ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, o Hórus. O objetivo é atingir um número maior de usuários, facilitando o acesso às informações do sistema também via dispositivos móveis.

Usuário da solução de BI da MicroStrategy desde 2010, o DataSUS provê acesso ao BI (do inglês business inteligence) para cerca de 1.500 usuários, entre gestores e profissionais envolvidos com a assistência farmacêutica nos três níveis de gestão do SUS (municipal, estadual e federal). Estes usuários podem fazer análises e gerar relatórios.

Com a mobilidade, as informações estratégicas e relatórios podem ser acessadas em dispositivos móveis praticamente de qualquer lugar. Segundo a MicroStrategy, o recurso facilita o trabalho dos gestores e colabora para agilizar o processo de tomada de decisão em reuniões emergenciais remotas, por exemplo.

O Hórus é um sistema desenvolvido em cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde de Recife e o DataSUS. Integra informações de cerca de 17,3 mil estabelecimentos de saúde cadastrados, entre eles farmácias, almoxarifados centrais, regionais e estabelecimentos indígenas. Pode ser utilizado por secretarias estaduais de saúde no acompanhamento da distribuição de medicamentos aos municípios, permitindo a visualização de estoques e dispensações realizadas na rede.

Monitoramento
O Hórus – que visa qualificar a gestão da assistência farmacêutica no SUS – permite, entre outras funcionalidades, controle de estoque, rastreabilidade dos medicamentos distribuídos e dispensados, agendamento das distribuições, estabelecimento de perfil de consumo, acompanhamento do uso dos medicamentos e geração de dados para o desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica para auxiliar no planejamento, avaliação e monitoramento das ações na área.

Com a ferramenta é possível, por exemplo, remanejar medicamentos que estão para vencer de um local para outro, ou acompanhar a evolução do planejamento de custos dos municípios habilitados no Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS), que tem como objetivo promover a educação permanente e capacitação dos profissionais de saúde.

Com a solução de BI, é possível monitorar o uso e o alcance do Hórus dentro da rede de assistência farmacêutica, criando dados para melhorar estratégias de implantação, ampliação e utilização. Atualmente são 1,5 mil usuários, com expectativa de alcançar 15 mil em cerca de três anos, de acordo com a adesão dos municípios – hoje de 1.022 cidades.

Funcionalidade
Além do envolvimento na mobilização dos usuários, o DataSUS está desenvolvendo um novo módulo de análise de comportamento de consumo de medicamentos visando a obtenção de algoritmos preditivos, a ser incorporado nos perfis dos gestores másters do Hórus nos três níveis de gestão do SUS. Por meio do histórico de medicamentos disponibilizados à população e de todas as demais informações relacionadas ao consumo, como quantidade de uso e a época do ano de maior demanda, realiza uma análise preditiva.

Com o cruzamento dessas informações, a pasta espera chegar à conclusão, por exemplo, de como as uma unidade deve aumentar o seu estoque de determinado medicamento com a proximidade do inverno, época em que aumentam o número de pessoas doentes. O recurso de análises preditivas também está sendo implementado à plataforma móvel em um projeto piloto.

Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário