Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de setembro de 2014

A ligação entre dias ensolarados e o suicídio

O fato de que as taxas de suicídio tendem a alcançar seus picos na primavera tem intrigado cientistas há bastante tempo
 
Porém, um novo estudo realizado na Áustria mostra que, em qualquer época do ano, alguns dias de sol podem significar taxas de suicídio mais elevadas.
 
A ligação curiosa entre estações do ano e as taxas de suicídio remonta há mais de um século. Estudos têm encontrado uma maior taxa de suicídio durante a primavera e uma taxa mais baixa durante o inverno, tendências que podem ter sido influenciadas pelo clima e pela luz do sol. Mas há também outros fatores sazonais que podem afetar comportamentos suicidas – por exemplo, feriados, laços sociais, as variações na taxa de desemprego e acesso a médicos. (Lembrando que, no hemisfério norte do ocidente, onde a maioria dos estudos foram conduzidos, a maioria das festividades acontece no inverno).
 
No novo estudo, os pesquisadores analisaram diretamente o número de horas de sol entre 1970 e 2010, quando cerca de 70 mil suicídios ocorreram na Áustria. O país tem um clima continental úmido, com quatro estações demarcadas, incluindo os verões quentes e invernos frios. Outros países com climas semelhantes incluem Japão e o leste da América do Norte. Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de 86 estações meteorológicas na Áustria para calcular o número de horas de sol por dia.
 
Os resultados foram dois. Os cientistas encontraram uma relação entre o número de suicídios e horas de sol por dia, tanto durante o dia do suicídio como durante os dias anteriores. “Luz do sol no dia do suicídio e até 10 dias antes do ato parece facilitar o suicídio”, escreveram os pesquisadores em seu estudo, publicado na revista “JAMA Psychiatry“.
 
Por outro lado, ter luz do sol de 14 a 60 dias antes parecia ter um “efeito protetor”, reduzindo a taxa de suicídio. Os resultados também mostraram que a ligação entre o sol e taxa de suicídio existe tanto para métodos de suicídio “violento” – como enforcamento, afogamento e tiro – e métodos não violentos, como o envenenamento.
 
Existem algumas possíveis explicações para justificar estes resultados. Estudos anteriores demonstraram que a luz interage com o neurotransmissor serotonina, que afeta o humor em animais e pessoas. Isto significa que a exposição à luz solar pode alterar os níveis de serotonina e influenciar comportamentos e emoções como humor, impulsividade e agressividade, explicam os autores.
 
Embora este artigo não seja suficiente para provar que a luz solar provoca um aumento nas taxas de suicídio durante um certo tempo, ele se soma a evidências de estudos anteriores que afirmam o mesmo.
 
Segundo o psiquiatra José Manoel Bertolote, autor do livro “O suicídio e sua prevenção”, o suicídio é uma das principais causas de mortes em homens jovens nos países desenvolvidos e emergentes, matando 26 pessoas por dia no Brasil. Nos últimos 25 anos, as taxas de suicídios entre jovens brasileiros cresceram 25% e, atualmente, há 4,8 mortes desta forma a cada 100 mil habitantes.
 
Uma questão de gênero
De acordo com o estudo austríaco, mulheres são mais propensas que os homens a tentar o suicídio, mas os homens são mais propensos a morrer com esta tentativa. A relação mais elevada entre horas de sol diárias e taxas de suicídio foi observada principalmente entre as mulheres, resultado que se alinha com conclusões de um estudo anterior que constatou que, em comparação aos homens, uma menor exposição ao sol pode ser suficiente para desencadear o suicídio de mulheres.
 
A ligação entre a luz do sol a longo prazo e taxas de suicídio mais baixas foi encontrada principalmente em homens, segundo os pesquisadores. No entanto, eles ressaltam que é difícil saber o quão verdadeiro é este efeito. Por exemplo, se a pessoa já se suicidou depois de um pequeno aumento na luz solar, então ela não seria incluída nos dados quando os pesquisadores analisassem períodos mais longos de dias de sol.
 
Os estudiosos dizem que se a ligação entre o sol e o risco de suicídio se provar válida em estudos futuros, o próximo passo é identificar quais pacientes com depressão são mais susceptíveis de serem afetados pela luz solar.
 

HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário