Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de abril de 2015

As crianças precisam mesmo de leite?

Se você ou seus filhos não têm nenhum tipo de alergia ou intolerância, consuma leite porque gosta e em quantidades moderadas, mas não espere inúmeros benefícios
Se você ou seus filhos não têm nenhum tipo de alergia ou
 intolerância, consuma leite porque gosta e em quantidades
 moderadas, mas não espere inúmeros benefícios
Crescemos em uma cultura que nos ensina que o leite é um alimento fundamental para o crescimento saudável das crianças. Mas será que elas precisam tanto assim da bebida?
 
Os leites mais comuns usados para o consumo humano são o de vaca, de cabra e leite de ovelha. Outras culturas consomem a bebida de outras fêmeas mamíferas. Isso é um hábito muito antigo, muito comum e muito enraizado em diversas culturas a partir do momento em que o homem passou a domesticar alguns animais.
 
A primeira e mais importante observação: o leite consumido hoje, aquele comprado no supermercado em caixinhas longa vida, em pó ou em garrafinhas, é um produto alimentício muito diferente daquele leitinho morno recém-saído da vaca.
 
O leite encontrado no mercado é um produto alimentício altamente processado e totalmente desnaturado, com sua estrutura original completamente alterada. Desconfio muito que esta seja a razão principal para tantos casos de alergias e intolerância ao leite.
 
As mães são ensinadas que seus filhos devem tomar leite – primeiro o materno e depois, na falta desse, fórmulas lácteas, que de leite não têm muita coisa além da cor branca. Leite de vaca era coisa de antigamente, não se recomenda mais. As pessoas que aderem a uma alimentação mais “alternativa” ou as que são alérgicas/intolerantes podem optar por leite de cabra ou leites vegetais completamente artificiais (esses últimos, na minha opinião, os piores porque nem gostosos são).
 
Qual a razão para tanto apreço por essa bebida afinal de contas? Pelo que escuto por aí, a maior preocupação é o cálcio, que faz bem aos ossos e deve estar presente numa quantidade mínima em toda alimentação saudável.
 
E se eu te contar que apesar do leite realmente ser um alimento rico em cálcio a substância quase não é bem aproveitada pelo nosso organismo? E se eu te contar que todo esse cálcio do leite quase não vai para os ossos e pode até acabar no lugar errado formando, por exemplo, os desagradáveis e doloridos cálculos renais?
 
A questão é que não basta um alimento ser rico nessa ou naquela substância se a tal não é absorvida pelo organismo da forma necessária. E para que isso aconteça normalmente é necessário uma “substância colaboradora”, para auxiliar nessa tarefa. No caso do ferro (carnes e feijão, por exemplo), consumir frutas cítricas, ricas em vitamina C, ajuda na absorção dele no nosso organismo. No caso do cálcio, para que ele seja bem aproveitado, é necessária a ajuda do magnésio, e isso o leite não tem!
 
Leite cru
Se você ou seus filhos não têm nenhum tipo de alergia ou intolerância, consuma leite porque gosta e em quantidades moderadas, mas não espere inúmeros benefícios.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário