Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de julho de 2015

Remédio consegue "rejuvenescer" sistema imunológico de idosos

Idosos: sistema imune caminha para o colapso
Thinkstock/Getty Images
Idosos: sistema imune caminha para o colapso
Já em uso para evitar rejeição depois de transplantes de órgãos, medicamento aumentou as defesas do organismo de idosos
 
Um remédio atualmente em uso nos transplante de órgãos (rapamicina) pode esconder a chave para uma longevidade com saúde, retardando o envelhecimento fisiológico do sistema imunológico nos idosos.
 
Uma dose de rapamicina desliga um "interruptor molecular" (conhecido por mTor) e, portanto, rejuvenesce o sistema imune, deixando-o mais forte, por exemplo, contra infecções como a gripe. A descoberta é fruto de um estudo dos núcleos de pesquisa da empresa Novartis de Siena (Itália) e Boston (EUA), junto com a Universidade Standford, na Califórnia (também nos EUA), publicado na revista Science Translational Medicine.
 
O estudo, que tem entre os autores Joan Mannick, Giuseppe Del Giudice e Maria Lattanzi, pode forncer informações importantes para retardar o envelhecimento: não por acaso a rapamicina se demonstrou capaz de alongar a duração da vida de ratos. Em outubro de 2014, em um congresso em Seattle (EUA), pesquisadores anunciaram o início dos experimentos em cães usando a rapamicina para ver se o fármaco também pode alongar a vida desses animais.
 
Até agora, no entanto, o medicamento não havia sido estudado em seres humanos no âmbito da pesquisa sobre envelhecimento.
 
O sistema imunológico nos idosos é debilitado e caminha para um declínio inexorável. Não é por acaso que os idosos são mais suscetíveis a infecções e, por exemplo, a vacina contra a gripe tem menos eficácia neles.
 
Os especialistas americanos e italianos mostraram que os idosos que receberam uma dose experimental de rapamicina desenvolveram 20% a mais de anticorpos contra a gripe em seguida da vacinação; enquanto que, depois da administração do medicamento, o sistema imune deles pareceu rejuvenescer, apresentando um menor número de células que criam obstáculos para o bom funcionamento das defesas imunológicas.
 
Os resultados do estudo também permitem aos centistas vislumbrar a possibilidade de retardar o envelhecimento da defesa imune de idosos apenas "desligando" o mTor.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário