Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Posições para dormir: veja os erros na cama que detonam sua saúde

Thinkstock
Especialistas explicam os benefícios e malefícios de cada maneira de descansar
 
Quantas vezes você já ouviu: "estou cansado, dormi muito mal!" Expressões como “parece que um trator passou por cima de mim” são frequentes no nosso dia a dia.
 
Pesquisa divulgada recentemente na revista de Neurociência apontou que dormir de lado pode até diminuir as chances de Alzheimer. O R7 entrevistou especialistas e desvenda mitos e verdades sobre as posições do sono.
 
Veja a seguir!

Dormir de lado pode evitar Alzheimer?
Se você costuma deitar de lado, você provavelmente tem um sono melhor do que as outras pessoas. Essa é considerada a melhor posição para dormir, de acordo com Giuliano Martins, diretor regional da (ABRColuna) Associação Brasileira de reabilitação de Coluna.

— É a melhor opção, porque você consegue manter a coluna ereta, mas tem algumas curvaturas, que são as lordoses, e se dormir de barriga para baixo ou para cima, você pode forçar essas curvaturas. Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo.

Luciane Impelliziere Luna de Mello, pneumologista e especialista em sono Instituto do Sono, explica que, naturalmente, as pessoas se protegem mais quando a gente dorme de lado.

— Algumas pessoas têm posições melhores pra dormir por conta da própria lombar. De barriga para cima, você evidencia os desvios da coluna, por isso, dormir de lado é melhor para retificar a coluna.
 
Dormir sem travesseiro faz mal?
Para Martins, dormir sem travesseiro é um grande erro, porque força a região cervical e lesiona os músculos do pescoço.

— Sabe se que o ideal é manter a posição do pescoço sem ficar pendente, o mais reta possível. Por isso, dormir sem travesseiro não é indicado. Porque acaba tencionando os músculos da cervical, pode até estirar a musculatura.
 
Qual a altura ideal do travesseiro?
É interessante que o travesseiro preencha o espaço entre a cabeça e o colchão, afirma Luciane.

— As pessoas tem que tomar cuidado, porque muitas vezes colocam um travesseiro que afunda. É preciso preencher o espaço para manter a coluna cervical reta e não prejudicar o pescoço.

Martins ressalta que é prejudicial tanto o travesseiro mais alto quanto o mais baixo.

— Se pender para cima ou para baixo, vai lesionar o pescoço de qualquer jeito. É importante manter o mesmo nível do ombro.
 
Travesseiro entre os joelhos ajuda?
Um travesseiro fino entre as pernas ajuda a alinhar as curvaturas da coluna, explica Martins.

— A largura do quadril é maior do que as pernas juntas, por isso é interessante colocar o travesseiro entre as pernas para alinhar com o quadril. Porque o joelho acaba caindo, e pode gerar uma dor lombar, porque desalinha.

O especialista ressalta que o desalinhamento da coluna por causa dos joelhos pode levar anos para ter uma consequência.

— Pra ter dor nas costas, dormir não é o único perigo. Postura, trabalhar sentado muito tempo, não praticar atividade, etc. O ato de dormir contribui muito para saúde, mas a pessoa precisa ficar atenta à postura durante o dia.
 
Mas de qual lado é melhor dormir?
Estudos ao redor do mundo mostraram que existem diferentes benefícios entre dormir do lado direito e do lado esquerdo. Um deles, por exemplo, afirmou que dormir sobre o lado direito pode dar azia, enquanto dormir do lado esquerdo pode colocar pressão sobre os órgãos internos como o fígado, pulmões e estômago, inclusive minimizando o refluxo. Além disso, também se discutiu que dormir sobre o lado esquerdo pode ajudar a digestão, por causa da posição em que o estômago fica. Martins afirma que os estudos não são muito profundos e que é preciso mais pesquisa para se afirmar se um lado é melhor do que o outro para dormir.

— Não muda nada de um lado para outro, a menos que a pessoa tenha alguma lesão. O lado esquerdo é o lado onde fica o coração, e acaba pressionando um pouco mais, mas não há estudo que mostram que dormir do lado esquerdo pressione os órgãos. Já ouvi falar que dormir do lado esquerdo facilita a circulação. Se a mulher está grávida, dormir de lado é melhor.

O diretor da associação afirma que dormir do lado esquerdo pode ajudar na digestão, por causa da posição do estômago.

— Mas não adianta comer mal e comer muito, porque dormir de lado não vai mudar nada. Facilita a digestão, mas o importante é se alimentar bem, com uma dieta balanceada. Pode ajudar cerca de 2%, mas a alimentação é muito mais importante do que o jeito de dormir.
 
Dormir de barriga para cima faz roncar?
De acordo com Luciane, algumas alterações respiratórias acontecem mais na posição de barriga para cima, principalmente pelo efeito da própria gravidade.

— É uma posição complicada, que piora a parte respiratória, que fecha mais e dificulta a respiração, há um estreitamento maior da via aérea, e isso causa o ronco.

Martins também diz que a posição facilita problemas respiratórios como a apneia, mas dormir de barriga para cima pode aliviar a tensão nas articulações.

— É uma maneira de aliviar as articulações, como no ombro, por exemplo, mas pode prejudicar a coluna. É muito difícil a pessoa manter a mesma posição a noite toda. Dormir de barriga para cima facilita o fechamento da glote, até mesmo pela língua, e causa o ronco.
 
Travesseiro embaixo dos joelhos relaxa as pernas?
Apesar de não ser a melhor posição para a coluna, o travesseiro embaixo dos joelhos, melhora o retorno venoso, e pode ajudar com as varizes.
 
Dormir de bruços é bom?
Além de prejudicar a coluna, quando dormimos de bruços precisamos torcer o pescoço para poder respirar, explica a especialista do Instituto do Sono.

— É a pior opção, porque força todas as curvaturas da coluna, ainda mais porque a pessoa vira o pescoço de lado, quase que torcido, e pode gerar uma lesão na cervical. É uma noite desconfortável, porque o travesseiro obstrui a respiração, e o sono pode não ser reparador. Precisamos de um sono profundo, e com a má postura, a pessoa acaba não descansando.

Martins acrescenta que o problema é que respira pior, porque diminui a ventilação do corpo.

— Além disso, em bebês, por causar morte súbita, por causa do refluxo.
 
Refluxos
Para agir contra os refluxos, médicos recomendam dormir de barriga para cima, elevando o máximo possível a região da cabeça com outros travesseiros, afirma Luciane.

— A pessoa precisa ficar mais ereta para melhorar o refluxo, com um travesseiro mais fino e elevar o colchão. Se colocar somente um travesseiro mais alto, pode não ajudar o refluxo e prejudicar a coluna. Para melhorar o refluxo precisa levantar o tórax. O ideal é que quem sofre com refluxo vá colocando travesseiros desde as costas até a cabeça, para elevar o tronco como um todo.
 
Posição fetal
Dormir todo enrolado como uma bola, com os joelhos dobrados e seu queixo inclinado para baixo pode até ser confortável, mas pode causar problemas em suas costas e pescoço, por forçá-los. O encurvamento extremo da posição fetal pode restringir também a respiração profunda, explica o diretor da ABRColuna.

— Dormir de lado já é mais confortável e alguns estudos dizem que temos essa memória no organismo, desde quando éramos bebês. É uma posição que causa um conforto, já que ficamos quase nove meses na barriga da mãe. Em relação à coluna, é a posição recomendada, por ser de lado. Martins ressalta que, se a pessoa for dormir assim, é melhor dobrar somente os joelhos, e não flexionar as costas, para não ficar muito encurvado.
 
R7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário