Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 4 de julho de 2017

Projeto de chupeta conectada é finalista em prêmio da Microsoft

Projeto brasileiro combate mortalidade infantil com chupeta capaz de identificar febre, hipotermia e problemas de hidratação

Protótipos do "Bubu Digital", projeto vencedor da HackBrazil (Foto: Divulgação)

Um projeto brasileiro batizado de Bubu Digital chegou à final do concurso Imagine Cup, da Microsoft, que premia ideias inovadoras e de grande impacto. O projeto propõe o uso de sensores em uma chupeta para identificar eventuais problemas de saúde de uma criança em estágio bastante inicial. O objetivo do projeto é diminuir a mortalidade infantil no Brasil e no mundo, explica a EXAME.com Rychard Guedes, um dos membros do time. Toda a criação foi realizada por estudantes de engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Captando informações de temperatura e umidade, a chupeta se conecta a smartphones e tablets para enviar os dados. Qualquer mudança é compreendida pelo app que pode notar sinais de febre, hipotermia ou desidratação e enviar um aviso aos pais ou responsáveis. Guedes explica que além de servir para diminuir índices de mortalidade, a chupeta conectada pode trazer tranquilidade aos pais que ficam em dúvida quanto à saúde de seus filhos. O projeto foi um dos vencedores da etapa brasileira e está competindo pelo prêmio global na Imagine Cup, competição de inovação da Microsoft.

Ao todo, são 54 finalistas competindo por um prêmio de 100 mil dólares, além de mentoria com Satya Nadella, CEO da Microsoft, 120 mil dólares para serem gastos dentro da plataforma de nuvem Azure e uma viagem paga para a edição 2018 da conferência Build, para desenvolvedores. Outro projeto brasileiro chegou às finais, o UpFish, um sistema de monitoramento para criação de peixes. Além dele, o projeto da Associação de Estudantes Brasileiros da universidade Stanford também foi finalista. Eles criaram um aplicativo que permite que brasileiros acessem informações políticas e entrem em contato com seus representantes.

Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário