Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Comprimido contra asma é tão eficaz quanto bombinha

A asma pode ser controlada apenas com comprimidos, dizem pesquisadores das universidades de Aberdeen e de East Anglia, no Reino Unido.

Eles acompanharam 650 pacientes com asma crônica que usavam bombinha ou um remédio que inibe a inflamação característica da asma.

A doença foi bem controlada nos dois casos, com a vantagem de que aqueles que usaram comprimidos tiveram mais facilidade para manter o tratamento, segundo os autores do trabalho.
O estudo foi publicado ontem no "New England Journal of Medicine".

A asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas, causando chiado, tosse, aperto no peito e falta de ar. Hoje, há duas marcas do remédio testado na pesquisa: Singulair (Merck) e Accolate (AstraZeneca), ambas vendidas no Brasil.

Para David Price, autor do estudo, a droga aumenta em 60% a adesão ao tratamento, se comparado com a bombinha. "Os comprimidos são fáceis de usar. A adesão é crucial para controlar a doença."

Nenhum comentário:

Postar um comentário