Boa alimentação resulta em mais saúde e qualidade de vida
Boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. Aprender a comer bem não é mera questão de estética, é uma necessidade para o bom funcionamento do organismo. Está comprovado que os maus hábitos alimentares estão diretamente ligados ao aumento das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer.
Essas doenças são responsáveis por quase 70% das mortes no país, de acordo com o Ministério da Saúde, que realiza levantamentos anuais desde 2006 para monitorar fatores de risco na população. E a estatística não é positiva para os gaúchos: Porto Alegre é a capital com maior frequência de pessoas acima do peso ideal —55,4%, enquanto a média nacional é de 48%. Baixa ingestão de frutas e hortaliças e maior consumo de alimentos calóricos, pouco nutritivos, com alto teor de gordura, açúcares e sal impulsionam esses números.
A satisfação com os hábitos alimentares é uma das dimensões levadas em conta pelo Índice de Bem-Estar (IBE), pesquisa da Unimed Porto Alegre, que avalia os aspectos físico, emocional, social, profissional, intelectual e espiritual de quem vive na Capital. De forma geral, os entrevistados não evitam comer produtos com açúcar e alto teor de carboidratos. Também não se esforçam muito para controlar a quantidade de comida nas refeições. Reeducação alimentar é uma necessidade urgente para equilibrar a balança e alcançar o bem-estar nutricional.
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário