Uma menina de sete anos que mora em Pequim foi infectada pelo vírus H7N9 da gripe aviária, informou a agência Nova China neste sábado sobre o primeiro caso na capital chinesa.
A cepa H7N9 da gripe aviária, que não era transmitida a humanos, já infectou cerca de 40 pessoas no leste da China, na região de Xangai, provocando onze óbitos.
O caso em Pequim é o primeiro fora desta zona.
Xangai, capital econômica da China, adotou uma série de medidas para evitar que a gripe se alastre para o resto do país, enquanto a indústria avícola chinesa é duramente afetada pelo surto.
Não existe qualquer vacina para prevenir o vírus H7N9, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que jamais detectou um caso de transmissão entre humanos.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, classificou na quinta-feira de "bastante excepcional" a situação criada pelo vírus H7N9, já que sua detecção é muito difícil nas aves.
"Segundo a informação disponível atualmente, enfrentamos uma situação bastante excepcional, já que o vírus influenza é muito pouco patógeno no caso das aves, mas pode provocar uma doença grave nas pessoas infectadas".
A gripe aviária mais comum, provocada pelo vírus H5N1, matou mais de 360 pessoas no planeta entre 2003 e 12 de março de 2013, segundo a OMS.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário