Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pílula para osteoporose impede crescimento de células do câncer de mama

Os resultados indicam que a droga bazedoxifene não só impede
 o estrogênio de alimentar o crescimento de células de câncer de
mama, mas também leva o receptor de estrogênio a se destruir
Bazedoxifene impede estrogênio de alimentar os tumores, mesmo em células resistentes às terapias atuais
 
Um medicamento aprovado na Europa para tratar a osteoporose é capaz de impedir o crescimento das células do câncer de mama, mesmo em cânceres que se tornaram resistentes às atuais terapias específicas, de acordo com estudo de pesquisadores do Duke Cancer Institute, nos EUA.
 
Os resultados indicam que a droga bazedoxifene não só impede o estrogênio de alimentar o crescimento de células de câncer de mama, mas também leva o receptor de estrogênio a se destruir.
 
"Descobrimos que o bazedoxifene se liga ao receptor de estrogênio e interfere com a sua atividade, mas o surpreendente é que nós demonstramos que ele também degrada o receptor e se livra dele", afirma o autor sênior Donald McDonnell.
 
Em estudos de cultura de células e animais a droga inibiu o crescimento tanto em células de câncer de mama dependente de estrogênio quanto em células que tinham desenvolvido resistência ao tamoxifeno ou inibidores da aromatase, dois dos tipos mais utilizados de drogas para prevenir e tratar o câncer de mama.

Droga bazedoxifene leva o receptor de estrogênio a se destruir
Foto: Divulgação/Univ. of Health
Droga bazedoxifene leva o receptor de estrogênio
a se destruir
 
Atualmente, se as células de câncer de mama desenvolvem resistência a estas terapias, os pacientes são normalmente tratados com agentes de quimioterapia tóxicos que têm efeitos secundários significativos.
 
Bazedoxifeno é uma pílula que, tal como o tamoxifeno, pertence a uma classe de fármacos conhecidos como moduladores específicos do receptor de estrogênio (SERMs). Estas drogas são distinguidas pela sua capacidade de se comportar como estrogênio em alguns tecidos, de forma significativa, enquanto bloqueio a ação do estrogênio em outros tecidos. No entanto, ao contrário do tamoxifeno, bazedoxifene tem algumas das propriedades de um grupo mais recente de medicamentos, conhecidos como degradadores seletivos de receptores de estrogênio, ou SERDs, o que pode ter como alvo o receptor de estrogênio para destruição.
 
"Como a droga remove o receptor de estrogênio como um alvo de degradação, é menos provável que a célula cancerosa possa desenvolver um mecanismo de resistência, porque você está removendo o alvo", explica a principal autora da pesquisa Suzanne Wardell.
 
Muitos investigadores tinham assumido que as células de câncer de mama uma vez que desenvolveram resistência ao tamoxifeno, seriam resistentes a todas as drogas que visam o receptor de estrogênio. "Nós descobrimos que o receptor de estrogênio ainda é um bom alvo, mesmo depois que a resistência ao tamoxifeno se desenvolve", afirma McDonnell.
 
Como bazedoxifene já passou por estudos de segurança e eficácia como tratamento para a osteoporose, a equipe acredita que a droga pode ser uma opção viável a curto prazo para os pacientes com câncer de mama avançado, cujos tumores tornaram-se resistentes a outras opções de tratamento.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário