Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de setembro de 2013

Conheça alguns fatos interessantes sobre a pipoca

curiosidades-sobre-pipocaSe existe um alimento que é preferência da maioria das pessoas para acompanhar filmes e outros momentos de entretenimento, sem dúvida esse alimento é a pipoca
 
Além de ser o acompanhamento perfeito para diversas ocasiões, a pipoca tem o benefício da praticidade e agilidade que a torna ainda mais atraente, e mais, existem uma série de curiosidades a seu respeito que poucas pessoas conhecem, sobre os quais falaremos na sequência.
 
A Pipoca é uma ótima aliada para manter a saúde
De acordo com estudos recentes, que vão na contramão do que até a pouco tempo se acreditava, a pipoca tem se revelado menos vilã e vem sendo até mesmo recomendada em algumas dietas para quem deseja manter uma boa saúde, isso porque ela contem uma boa quantidade de antioxidantes como os Polifenóis essenciais a uma dieta saudável.
 
Os polifenóis são substâncias conhecidas por sua capacidade de combater células cancerígenas e prevenir doenças relacionadas ao coração, essa substancia, que é encontrada em frutas, chocolates, vinhos e alguns tipos de chá, foi observada também na pipoca em quantidades maiores até mesmo que em determinadas frutas.
 
Pipoca pode prevenir doenças
Por conter antioxidantes, a pipoca pode ajudar a prevenir o câncer como já mencionado, e ainda retardar o envelhecimento precoce de maneira mais eficaz até que as frutas, isso porque as frutas e verduras possuem cerca de 90% de água levando os antioxidantes à diluição enquanto que a pipoca por conter apenas 4% de água consegue concentrar melhor a distribuição da substância.
 
A casca da pipoca também é saudável
A casca da pipoca é a parte que poucas pessoas costumam saborear, entretanto, é essa a parte mais importante dela, principalmente por conter ali o maior percentual de fibras e polifenóis.
 
Pipoca tradicional X  micro-ondas
Apesar  da pipoca de micro-ondas possuir um preparo mais pratico evitando assim sujeiras pela cozinha, a pipoca tradicional é de longe a melhor opção levando em consideração os aspectos saudáveis.
 
A pipoca tradicional, preparada sem manteiga ou caramelo, possui cerca de 78 calorias em uma xícara, já a pipoca de micro-ondas na mesma quantidade possui cerca de 114 calorias, e isso se dá devido à quantidade excessiva de gordura contida no pacote para que haja melhor conservação. É importante ainda ressaltar que a quantidade de sódio contida na embalagem de pipoca de micro-ondas é também excessiva.
 
Pipoca não engorda
A pipoca tradicional não tem por si só o poder de fazer um indivíduo engordar se preparada com pouco ou nenhum sal, desde que consumida de maneira moderada. A ingestão diária recomendada para que não haja interferência na dieta é baseada em cerca de 20g de milho, isso sem lançar mão de temperos calóricos, como chocolate, caramelo, e outros.
 
Pipoca pode ser consumida diariamente?
Sim, é permitida a ingestão diária de pipoca, afinal, além de não influenciar diretamente no aumento do peso conforme já mencionamos, ela pode ainda contribuir para o bom andamento do intestino por conter fibras.
 
Pipoca em casa ou no cinema?
Essa é uma dúvida bastante recorrente entre aqueles que já se convenceram que de fato a pipoca em si não produz malefícios, e a resposta mais correta é, pipoca em casa. A pipoca do cinema geralmente possui quantidade excessiva de gordura trans que é um tipo de gordura consideravelmente maléfica capaz de a longo prazo auxiliar no entupimento de veias e artérias podendo até mesmo causar complicações cardíacas.
 
Além disso a pipoca consumida em cinemas em sua grande maioria é também acrescida de temperos e outros elementos capazes de dar o inconfundível e deveras tentador sabor, o que também não é recomendável a quem deseja estar sempre em dias com a saúde mantendo uma dieta equilibrada.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário