Cada médico tem a sua lista de alimentos que devem ficar longe de quem está amamentando. Apesar das controvérsias, há, no entanto, algumas unanimidades.
A cafeína é uma delas, segundo o obstetra Daniel Klotzel, do Grupo de Apoio à Maternidade e Paternidade (Gamp), de São Paulo. "Cafeína em excesso não é bom e alimentos com xantina em geral, como chocolate, também devem ser evitados", explica.
Segundo ele, essas substâncias muitas vezes são as grandes vilãs das cólicas. Para quem não sabe, não é só café que contém cafeína. Chás preto, verde, branco, mate, banchás e mesmo refrigerantes, em geral, também são fontes dessa substância.
Alimentos industrializados, processados, com corantes ou conservantes também devem ser evitados, de acordo com o obstetra.
O que comer
Para garantir a saúde da mãe e do filho, Daniel Klotzel recomenda que a dieta da mulher que está amamentando seja rica em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, carnes, vegetais e frutas. E, se ela for vegetariana, o médico alerta que o acompanhamento com um nutricionista é muito importante.
Na lactação, o metabolismo da mulher fica mais acelerado e, portanto, gasta mais água. "Algumas mulheres têm um quadro de pequena desidratação. Por isso, ela deve forçar a ingestão de água e sucos naturais, geralmente de 3 a 4 litros por dia", orienta Daniel Klotzel. Para evitar problemas, ele aconselha as mães que estão amamentando a tomar um grande copo de água antes e depois de cada mamada.
Meu Bebê
Nenhum comentário:
Postar um comentário