Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 19 de outubro de 2013

Imunidade na gravidez

Saiba como evitar que as infecções oportunistas ataquem o seu corpo
 
O equilíbrio no corpo feminino é, por vezes, muito delicado. Não à toa, a gestação, embora seja maravilhosa, acaba por bagunçar um pouco o modo como o organismo funciona. E, nesse momento de fragilidade, as infecções oportunistas costumam atacar.
 
“A imunidade da mulher tende a cair durante a gravidez, por isso, ela se torna vítima dessas infecções”, afirma a ginecologista e obstetra Denise Gomes, da Plena Clínica, em São Paulo. Duas das doenças mais comuns entre as mulheres grávidas são a candidíase e a infecção urinária.
 
Presente na flora vaginal, o fungo candida albicans é o principal causador da candidíase. Quando o corpo apresenta uma queda de resistência, ele se prolifera de forma exagerada e acaba causando irritação, coceira aguda e corrimento esbranquiçado. O tratamento é simples, feito com cremes tópicos receitados pelo médico que não causam mal ao bebê.
 
Já a infecção urinária, também conhecida como cistite, acomete cerca de 20% das mulheres grávidas. Sua principal causa é a compressão das vias urinárias pelo útero, o que pode fazer com que a urina se acumule ali e facilite a proliferação de bactérias.
 
Nesse caso, a principal defesa do organismo é a urina, já que ela limpa o canal. “Por isso, nada de segurar o xixi”, afirma Denise Gomes, que ainda indica a ingestão de muita água todos os dias. Caso você sinta dificuldade em urinar e ardência, procure o seu médico imediatamente. “A infecção não tratada pode causar o rompimento da bolsa antes da hora”, alerta a médica.
 
Nos dois casos, a especialista é categórica ao afirmar que diminuir o ritmo durante a gestação ajuda a evitar problemas. “Fugir do estresse e dormir bem, por exemplo, ajudam a manter a imunidade alta”, diz.
 
Meu Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário