Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 16 de março de 2014

Cientistas descobrem droga que reduz a absorção de sódio pelo organismo

Sal em excesso pode causar hipertensão arterial
Com o nome de tenapanor, a droga poderia ajudar pacientes com doença renal, diabetes e outras condições que prejudicam a capacidade de regular a ingestão de sal
 
De insignificante coadjuvante do temido açúcar e das odiadas calorias, o sódio passou a um dos protagonistas das tabelas nutricionais. Hoje, pessoas que buscam uma dieta saudável não deixam de checar a proporção desse composto nos alimentos, especialmente nos industrializados, nos quais aparece em maior quantidade.
 
O desejo, no entanto, sempre é o mesmo: manter o sabor sem prejudicar o organismo. Pois, agora, pesquisadores norte-americanos ligados a uma empresa farmacêutica relatam ter alcançado esse feito.
 
Em artigo publicado na edição de hoje da Science Translational Medicine, eles divulgam os dados de testes com um novo medicamento que ajuda a remover o sódio do organismo, sem que seja necessária qualquer alteração na dieta.
 
Com o nome de tenapanor, a droga poderia ajudar pacientes com doença renal, diabetes e outras condições que prejudicam a capacidade de regular a ingestão de sal. Atualmente, os medicamentos usados para controlar a quantidade de sódio no corpo são diuréticos e anti-hipertensivos, que exigem que o paciente reduza o consumo da substância.
 
Normalmente, a maior parte do cloreto de sódio consumido é recolhido por um transportador específico nas membranas das células do intestino. O tenapanor, um próton permutador de sódio (NHE3), impede essa absorção.

O remédio funciona bloqueando a atividade do transportador da membrana celular, NH3, o que impede que o sódio se infiltre no sangue e em outros tecidos. Em vez disso, o excesso é excretado pelas fezes.
 
A equipe liderada por Andrew Spencer, da Plato BioPharma, testou os efeitos do fármaco em ratos normais e em seres humanos saudáveis. Quando administrado por via oral a camundongos, o tenapanor atuou no trato gastrointestinal inibindo a absorção de sódio.

“Nos seres humanos, o tenapanor reduziu a excreção urinária de sódio e conduziu a um aumento de magnitude semelhante nas fezes”, relatam os autores do artigo.
 
Em outros experimentos com camundongos, os pesquisadores descobriram que a associação do tenapanor a uma popular droga anti-hipertensiva, chamada enalapril, mostrou-se ainda mais eficaz.
 
Embora sejam necessários mais estudos, os resultados sugerem que o tenapanor poderia ser uma nova ferramenta para manter o sódio sob controle.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário