Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 1 de março de 2014

Pais têm dificuldade para ver que seus filhos têm soprepeso

Foto: Reprodução
Casos. Foram analisados estudos que incluíam 80 mil avaliações
 de pais sobre o peso dos filhos, que tinham de 2 a 19 anos
Pesquisadores acreditam que há resistência para aceitar condição
 
Ao que tudo indica, muitos pais acham que seus filhos são mais magros do que eles são na realidade. Isso é o que mostra um novo levantamento.
 
Uma análise de estudos publicada no periódico “Pediatrics” descobriu que dois terços dos pais subestimam o peso dos filhos.
 
“Quando não reconhecem o sobrepeso dos filhos, os pais não agem para resolver o problema”, afirmou Alyssa Lundahl, principal autora do estudo e estudante de pós-graduação em psicologia da Universidade Nebraska-Lincoln, localizada nos Estados Unidos. “Eles não querem ver”, comenta a estudiosa.
 
Para chegar a essa conclusão, Alyssa e seus colegas analisaram 121 estudos que incluíam 80 mil avaliações de pais sobre o peso de seus filhos, que tinham de 2 a 19 anos. Mais da metade dos pais de crianças acima do peso ou obesas subestimou o peso dos filhos. O mesmo ocorreu com aproximadamente 14% dos pais de crianças com peso normal.
 
Além disso, a pesquisa feita nos Estados Unidos constatou que os pais estavam mais propensos a subestimar o peso dos filhos quando eles tinham de 2 a 5 anos.
 
Explicações
Entretanto, as razões do equívoco são desconhecidas. Todavia, os cientistas envolvidos na pesquisa sugerem que os meios de comunicação transmitam imagens estereotipadas de crianças com sobrepeso como sendo gravemente obesas, gerando distorções no entendimento dos pais.
 
É possível também, afirmam os pesquisadores, que exista resistência dos pais em taxar seus filhos de gordos, de acordo com os pesquisadores. Alguns pais talvez pensem que seus filhos não podem estar acima do peso caso pratiquem exercícios físicos e não possuam problemas de saúde manifestos.
 
“Quando os profissionais de saúde conseguem corrigir essa impressão errônea, os pais ficam mais propensos a tomar alguma atitude”, afirmou Alyssa.
 
“Quando não reconhecem o sobrepeso dos filhos, os pais não agem para resolver o problema. Eles não querem ver”
 
Queda
Em 2004, 14% dos norte-americanos entre 2 e 5 anos eram consideradas obesos. Atualmente, o número caiu para 8%, ou seja, uma redução de 43%.
 
O tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário