Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de outubro de 2014

Entenda o efeito de fofocas positivas e negativas sobre as pessoas

Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS
Fofoca pode ajudar as pessoas a se adaptarem a um ambiente social, mostrar a forma como um indivíduo pode melhorar, ou revelar potenciais ameaças
 
Por que as pessoas se interessam em saber sobre o sucesso e o fracasso dos outros? Com essa pergunta em mente, cientistas da Universidade de Groningen, na Holanda, estudaram o efeito da fofoca positiva e negativa nos indivíduos.
 
Apesar de ter algumas consequências positivas, a fofoca é geralmente vista como algo destrutivo e negativo. No entanto, ela pode ajudar as pessoas a se adaptarem a um ambiente social, mostrar a forma como um indivíduo pode melhorar, ou revelar potenciais ameaças.
 
Na primeira fase do estudo, os participantes tiveram de recordar uma ocasião em que ouviram uma fofoca positiva ou negativa sobre alguma pessoa. Os integrantes da pesquisa foram, então, perguntados sobre auto aperfeiçoamento, autopromoção e valor de autoproteção. Os indivíduos que receberam a fofoca positiva aumentaram o valor de auto aperfeiçoamento. Já a fofoca negativa aumentou o valor de autopromoção e as preocupações com autoproteção.
 
— Ouvir histórias positivas sobre os outros pode ser informativo, porque eles sugerem maneiras de melhorar a si mesmo. Ouvir a fofoca negativa pode ser lisonjeiro, porque sugere que o alvo da fofocas pode ser pior que nós. Entretanto, fofocas negativas também podem ser uma ameaça para o ego, porque sugere um ambiente social maligno em que se pode facilmente ser vítima de tratamentos negativos — explica a pesquisadora Elena Martinescu.
 
Os participantes da segunda etapa do estudo tiveram de exercer o papel de um agente de vendas, imaginando que tinham escrito uma descrição sobre o trabalho de terceiros. Eles receberam fofocas positivas e negativas sobre o desempenho de outras pessoas em seus empregos para embasar suas avaliações. Neste cenário, havia duas condições para a conquista do objetivo: desempenho por metas ou por competência. Os funcionários com meta de desempenho se esforçam para alcançar o objetivo e superar outras pessoas. Já os que têm um objetivo por competência se esforçam para desenvolver competências através da aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades.
 
Resultados:
— Fofoca negativa: provoca orgulho devido ao seu valor de autopromoção, pois estimula uma situação de comparação social. Também provoca medo e ansiedade devido ao aumento das preocupações de autoproteção, já que as pessoas podem se preocupar com o fato de sua reputação estar em risco se eles forem alvos de boatos negativos no futuro.
 
— Fofoca positiva: as pessoas que trabalham com metas de competência são mais propensas a aprender com a fofoca positiva. As que têm meta de desempenho se sentem ameaçadas pela fofoca positiva, porque o sucesso dos rivais se traduz em seu próprio fracasso.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário