Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 21 de dezembro de 2014

Protetor solar pode causar problema de fertilidade

O verão já está aqui, batendo na nossa porta, e diversos lugares do país estão atingindo altas temperaturas
 
Não falta mais nenhuma desculpa para se munir de roupas de banho, protetor solar e sua prancha de surf e ir aproveitar o sol e o céu azul, certo? Um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos parece discordar.
 
A instituição concluiu que produtos químicos em protetores solares e produtos de cuidados pessoais que filtram os raios UV podem levar a problemas de infertilidade entre os homens. O estudo acompanhou 500 casais heterossexuais que fazem parte de um estudo maior conhecido como a Pesquisa Longitudinal da Fertilidade e do Meio Ambiente, que analisa a interação entre substâncias químicas ambientais e fertilidade. Para chegar a esse resultado, os autores coletaram amostras de urina dos casais e os fizeram manter um diário até que tivessem concebido um bebê ou tentado por 12 meses.
 
Os casais que levaram mais tempo para conceber tinham algo em comum. O BP-2 ou o 4Oh-BP, dois filtro UV encontrados comumente em bloqueadores solares e filtros solares químicos, foram encontrados em concentrações elevadas na urina do homem. Os produtos químicos também são usados em hidratantes e xampus.
 
De acordo com a principal autora da pesquisa, Germaine Buck Louis, esta área ainda não foi estudada a fundo. “Atualmente, acredita-se que (estes produtos químicos) são seguros para uso – na prevenção de radiação ionizante e queimadura solar, mas e quanto a ter uma saúde melhor?”, questiona.

Ela acrescenta que o papel que estes produtos químicos podem desempenhar na diminuição da fertilidade masculina ainda não está claro.
 
Então, o que você pode fazer se você quiser manter sua pele livre do câncer, mas estiver preocupado com problemas de fertilidade? Segundo os cientistas, não muito.
 
Não há nenhuma lei que obrigue os fabricantes a divulgar os produtos químicos que estão em seus produtos – aqueles que não estão na lista de ingredientes na embalagem. Germaine disse que ela acredita que, quanto mais se aprender sobre esses produtos químicos e as consequências não intencionais que podem ter sobre nossa saúde, mais isso pode mudar.

Os pesquisadores, porém, dão uma dica simples para tentar reduzir os efeitos prejudiciais. Eles dizem que uma coisa a se fazer é certificar-se de que você lave o produto após o seu dia no sol.
 
CNN / Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário