Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Droga usada contra leucemia pode tratar outros tipos de câncer

Nova substância será usada contra as versões mais agressivas da doença
 
Boston, EUA. Uma nova substância que combate as células-tronco de tumores é uma promessa no tratamento de câncer. Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que o ácido all-trans-retinoico (Atra) – um composto já aprovado para o tratamento de Leucemia Promielocítica Aguda (LPA) – inibe a enzima Pin 1, regulando as proteínas responsáveis pela proliferação celular de vários tipos de tumor.
 
A substância seria usada para atingir as células-troco do tumor em terapias-alvo (que atacam diretamente as células cancerosas e causam menos danos às células saudáveis). Com o Atra, o tratamento vai bloquear os caminhos de fuga das células tumorais pelo corpo (o que também faz com que o câncer volte a se manifestar).
 
A pesquisa, publicada anteontem na revista científica “Nature Medicine”, analisou mais de 8.200 substâncias, algumas já aprovadas nos EUA. O Atra foi descoberto na década de 80 e é uma importante droga para tratar a LPA. Antes dele, a mortalidade era maior devido a intensos sangramentos ocasionados pela doença. Agora, os pesquisadores mostraram que seu mecanismo de ação é diferente do que se pensava.
 
Tumor agressivo
“O uso do Atra para inibir e destruir a enzima Pin 1 representa uma nova abordagem para as terapias-alvo”, explica um dos autores do estudo, Kun Ping Lu, do Centro Médico Beth Israel Deaconess (BIDMC) e da Escola Médica da Universidade de Harvard, e um dos descobridores da enzima Pin 1, em 1996. “Isto é extremamente necessário para tratar cânceres agressivos ou resistentes aos medicamentos”.
 
Os cientistas também testaram o Atra no câncer de mama triplo negativo, um dos mais agressivos dos tipos de mama. Os resultados positivos mostram que a substância poderia ser usada em diferentes tumores. Antes de ser aplicado em outros tipos de câncer, a forma com que o Atra é usado teria que ser revista para atender as novas necessidades.
 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário