Divulgação/Caroline Berg Eriksen |
O mesmo método utilizado pelas avós para tentar evitar a gravidez quando eram jovens promete controlar o período fértil da mulher de hoje. Só que agora com a ajuda de um celular. Pouco popular no Brasil, o Natural Cycle é um aplicativo criado por cientistas suecos que indica os dias mais e menos férteis por meio do controle da temperatura corporal. Embora de eficácia duvidosa, há quem confie no termômetro como contraceptivo.
A blogueira fitness Gabriela Pugliesi causou polêmica ontem após comentar, em sua conta no Instagram, a escolha pelo aplicativo. “Tem 99,9% de segurança e tudo o que você tem que fazer é medir a sua temperatura logo que acorda e informá-la para o aplicativo”, explicou na legenda da foto, deletada logo em seguida à publicação. Ela, que foi alvo de críticas e comentários ofensivos nas redes sociais, também contou, por meio da rede social Snapchat, o motivo que a levou a adotar a técnica: “nada de hormônios!”. Entretanto, a blogueira alerta que doenças sexualmente transmissíveis não são prevenidas com tecnologia.
Aplicativo usa método contestado há décadas
José Geraldo Lopes de Ramos, professor de Ginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que esse método segue na mesma linha da tabelinha: ambos são antigos e muito pouco eficientes, pois os ciclos menstruais não são tão constantes. Segundo o especialista, essas técnicas são mais indicadas para quando a mulher deseja engravidar, já que a chance de ovulação antes ou depois do período calculado é alta.
– Algumas mulheres podem ter aumento da temperatura e outras não. E como a pessoa precisa medir a temperatura assim que abre o olho, se esquecer e fizer isso minutos depois, o método já não é mais seguro – explica.
Além disso, outros fatores como gripes e consumo de bebidas alcoólicas podem comprometer a eficácia do aplicativo, alertou Ramos.
A pílula anticoncepcional teve aceitação positiva assim que foi desenvolvida, na década de 1960. Mas engana-se quem pensa que era possível prevenir a gravidez somente a partir dessa época. Os primeiros indícios de contraceptivos, mesmo sem eficácia, são antigos. Confira abaixo a evolução dos métodos anticoncepcionais.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário