Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de outubro de 2015

Bactérias da mãe no parto normal podem prevenir distúrbios psicológicos no filho

Parto normal pode evitar problemas psicológicos
Parto normal pode evitar problemas psicológicos
Desenvolvimento do cérebro depende da flora bacteriana intestinal; estudo afirma que parto normal é melhor para a criança, já que ela terá mais contato com bactérias da mãe
 
O bem-estar psicológico é favorecido pela saúde do intestino. A funcionalidade e o desenvolvimento do cérebro, seja durante a vida fetal, seja depois, depende de uma boa composição da flora bacteriana no intestino. Quem afirma é um estudo apresentado no congresso da Sociedade Italiana de Psiquiatria. A "psicobiótica" estuda a interação entre microorganismos intestinais e os problemas mentais. As informações são da Ansa.
 
De acordo com o estudo, a interação entre a microbiota e a mente aconteceria porque as bactérias presentes no intestino, produzindo muito DNA, sintetizariam moléculas que, por um complexo mecanismo de mediação imunológico, hormonal e neural, modulariam o desenvolvimento do cérebro, seja na fase fetal, seja em outra fase da vida.

Autismo
A novidade do estudo é o esclarecimento de como consiste esse mecanismo e como correlacionou ao autismo em crianças.  
 
"Abrem-se possibilidades interessantes. Falamos de fato de poder tratar, em um futuro próximo, os distúrbios cerebrais e mentais por meio da modificação da flora bacteriana intestinal", disse à Ansa Giovanni Biggio, professor de Farmacologia da Universidade de Cagliari, na Itália.
 
"Se pode especular, por exemplo, o uso de probióticos direcionados para uma função antidepressiva".
 
O médico disse que o estudo ainda traz indicações para prevenir muitos problemas nervosos e mentais.
 
"Se pensa que, no nascimento, a microbiota intestinal do recém-nascido é estabelecida pela flora do canal vaginal da mãe, com qual ele teve contato no parto. A atenção com o equilíbrio dessa flora deve ser especial porque, se está alterada, a da criança também estará alterada, podendo ter consequências para o cérebro e psique". Segundo o médico, essa é mais uma razão para afirmar que o parto natural é melhor do que a cesariana, em que esse tipo de contato não existe.
 
As consequências ainda serão estudadas. "Essa descoberta prova que é preciso estar atento aos antibióticos em altas doses e administrações prolongadas: destruindo a flora é possível provocar distúrbios até mesmo cerebrais e psíquicos". 
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário