Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de novembro de 2015

Amamentação não evita alergias em bebês

Novo estudo mostrou que crianças que tomam leite materno sofrem dos mesmos problemas alérgicos em relação às que são alimentadas com mamadeira
 
O aleitamento materno no primeiro ano de vida não previne alergias alimentares, asma e rinite alérgica em crianças. É o que diz um estudo apresentado na reunião anual científica do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (Acaai, na sigla em inglês), realizada entre os dias 5 e 9 de novembro, em San Antonio (Texas), nos Estados Unidos.
 
Os pesquisadores, do hospital médico da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, examinaram 194 pacientes com idades entre 4 e 18 anos, diagnosticados com alergias por meio de teste cutâneo. Os resultados não mostraram diferença significativa entre alergias encontradas em crianças amamentadas pela mãe e nas alimentadas com mamadeira.
 
Estes resultados contradizem pesquisas anteriores que afirmavam que o aleitamento materno reduzia o risco de diversos tipos de alergia.
 
"São necessários estudos maiores para determinar como estes resultados se aplicam à grandes populações. O leite materno ainda é o melhor alimento para os bebês. Nós definitivamente ainda encorajamos todas as mães a amamentarem", afirmou Quindelyn Cook, um dos autores do estudo.
 
Em entrevista ao jornal O Globo, a pediatra e alergista Renata Rodrigues Cocco afirmou que, em muitos casos, os benefícios da amamentação se dão de maneira indireta. "O leite materno pode até não prevenir a alergia. Mas, talvez, a ausência dele exacerbe o problema. O leite materno comprovadamente reduz as infecções virais. E sabe-se que as crianças infectadas podem acabar desenvolvendo asma", disse Renata.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário