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quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CBA lança novo produto voltado para qualidade de instituições hospitalares e ambulatoriais

Se aprovadas, unidades podem receber selo prata ou ouro


Se uma instituição hospitalar e ambulatorial não tem condições nem se sente preparada para se candidatar a programas de acreditação, no entanto, quer dar passos rumo à melhoria da qualidade e segurança, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) – há 18 anos parceiro associado da Joint Commission International (JCI) – está lançado um novo produto: Fundamentos da Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, que busca assessorar instituições de saúde na gestão da qualidade e segurança, visando atender a RDC36, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tornou obrigatória a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

“O objetivo desse novo produto é oferecer uma ferramenta de apoio aos profissionais que os ajude a direcionar seus esforços para uma implantação efetiva de ações voltadas para a qualidade e segurança do paciente, de maneira sistematizada e mais profissional”, salienta Nancy Yamauchi, coordenadora de Educação do CBA. Segundo ela, a ferramenta é um grande auxílio para gestores, já que “foi construída com base em uma metodologia organizada e consistente, o que traz mais credibilidade e confiança ao processo e consequente motivação da equipe.”

De acordo com a coordenadora de Educação, o ´Fundamentos para o Cuidado’ tem cinco áreas-foco (Processo de liderança e prestação de contas; Força de trabalho competente e capaz; Ambiente seguro para profissionais e pacientes; Cuidado clínico dos pacientes; e, Melhoria da qualidade e segurança), cada uma com dez critérios que representam estratégias de melhoria da qualidade e redução de riscos. A visita inicial do educador do CBA, responsável pelo projeto, orientará profissionais e líderes sobre a metodologia adotada. “Esse educador irá ajudar a instituição no acompanhamento da própria evolução durante a implantação e desenvolvimento do Programa de Qualidade e do Núcleo de Segurança do Paciente, através de um instrumento de autoavaliação digital, que, posteriormente, será validado presencialmente pelo educador do CBA. Após a avaliação da consistência das evidências apresentadas, o educador dará um feedback construtivo para a instituição, alinhando as correções necessárias ou, reforçando aqueles processos que já se encontram maduros e bem implantados na instituição”, esclarece.

A estimativa é que todo esse processo dure cerca de doze meses, para que a instituição conquiste o selo prata ou ouro, conforme o nível alcançado: prata, para a instituição que tenha o processo implantado e um esforço de melhoria consistente e efetivo e, ouro, para a instituição que atingir o nível máximo das citadas áreas-foco e que possuam dados para confirmar o resultado do sucesso das estratégias adotadas para melhoria contínua.

Apesar do selo outorgado pelo CBA, o produto lançado não pode ser comparado a acreditação internacional. “Não se pode vincular o ´Fundamentos para o Cuidado’ com o processo de acreditação da JCI; nem se trata de um pré-requisito, já que são ferramentas distintas”, diz Nancy Yamauchi. Educador do CBA, Antonio Jorge Dias dos Santos, diz que o novo produto pode ser considerado “um patamar para construir a base necessária para posteriormente iniciar um preparo específico para a acreditação, se este for o plano da instituição.” De acordo com ele, o grau de exigência e os custos são bem diferentes entre eles.

“Para se ter uma ideia, no atual Manual da JCI para Acreditação de Hospitais há 280 padrões, já o ´Fundamentos para o Cuidado’ possui 50 padrões somente”, compara Antonio Jorge. Para solicitar uma proposta de projeto do Fundamentos da Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, entre em contato com Elisana Soares, do departamento comercial do CBA, através do telefone (21) 3299-8200 ou através do e-mail adm.ris@cbacred.org.br. Informações gerais do produto estão disponíveis no site do CBA, www.cbacred.org.br.

Nathália Vincentis
Jornalismo

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