Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Nutracêuticos, suplementos e alimentos funcionais: prática clínica baseada em evidências

O segmento de nutracêuticos, suplementos e alimentos tem demonstrado um crescimento constante e cada vez maior no Brasil. Um relatório da MarketsandMarkets revelou que o mercado de nutracêuticos atingirá U$33,6 bilhões em 2018, com taxa estimada de crescimento de 7,2% ao ano (de 2013 a 2018)

Esta impressionante expansão reflete também no mercado de trabalho para os farmacêuticos que atuam nessa área. Para compartilhar conhecimento com profissionais que já atuam ou que desejam ingressar nesse setor, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará o II Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos, evento que acontece dentro da programação do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Entre as atividades do segundo dia do II Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos (16/11), uma mesa redonda, mediada pelo farmacêutico Henry Okigami tratará da prática clínica de nutracêuticos, suplementos e alimentos funcionais, baseada em evidências. Henry é especialista em farmácia hospitalar, homeopatia, fitoterapia e consultor em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

Os nutracêuticos, suplementos e alimentos funcionais também são utilizados como terapêuticos, ou seja, podem prevenir ou tratar doenças. São produtos administrados para auxiliar na nutrição humana, com efeitos na saúde e na cosmética dos pacientes, e podem ser tanto de uso tópico como ingeridos por via oral.

De acordo com o moderador, a abordagem ao tema dos nutracêuticos e suplementos será feita a partir do produto. Será demonstrada a origem, o efeito no metabolismo, para então os participantes da mesa junto aos congressistas explorarem artigos científicos que já testaram esses produtos, tanto para verificar se tratam-se de placebo como para avaliar a eficácia de seus princípios ativos.

Os alimentos funcionais serão analisados a partir das suas características nutritivas, já que conforme Henry, são produtos que demonstram efeito na saúde, seja para a prevenção ou para o tratamento de doenças. “Os alimentos funcionais são muito estudados no mundo todo, e há uma tendência de revistas científicas de várias áreas publicarem artigos sobre alimentos funcionais. Abordaremos o tema alimentos funcionais na mesma metodologia dos suplementos”.

A prática clínica baseada em evidências com nutracêuticos, suplementos e alimentos funcionais se dá da mesma forma que com medicamentos, estudando os produtos, conhecendo o campo metabólico ou patológico deles. “O profissional de saúde capacitado avalia o risco-benefício ao paciente e indica produtos que foram pesquisados para a finalidade, usando para tanto publicações em revistas de impacto, nacionais e internacionais”, explica o moderador.


CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário