Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Mulher recebe medicações de pacientes diferentes em hospital na Barra

Advogada foi internada com inflamação no intestino grosso no último sábado e voltou a passar mal três dias depois por causa do erro

Reprodução Facebook - Mulher recebeu medicamentos errados de outros dois pacientes no Hospital Vitória

Rio - Após sentir fortes dores abdominais, a advogada Daniele Lima Jóia, de 37 anos, foi internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no último sábado. A mulher passou por exames e foi diagnosticada com colite, uma inflamação no intestino grosso. No entanto, três dias depois de ser hospitalizada, ela voltou a passar mal e percebeu que havia recebido duas medicações na veia de pacientes diferentes.

Em um vídeo publicado na sua rede social, a advogada, que é hipertensa, mostra que as bolsas erradas tinham cloreto de sódio e ciprofloxacino (um tipo de antibiótico). Um dos remédios era para um paciente de 87 anos e o outro para uma idosa de 97. Ao DIA, Daniele contou que vomitou assim que os enfermeiros trocaram o acesso venoso dela.

"Fiquei desesperada. Pedi para a minha acompanhante chamar a enfermeira, porque não sabia arrancar aquilo. Ao chegar no quarto, a enfermeira retirou os medicamentos e detectou que eu estava com a pressão alta. Só no dia seguinte de manhã uma equipe do hospital foi ao quarto me pedir desculpas", lembrou a advogada, que recebeu alta na tarde desta quinta-feira.

Daniele lamentou o ocorrido e destacou que vai tomar as "medidas judiciais cabíveis". Na terça-feira, dia em que observou o erro, a advogada divulgou o caso na Internet. Até a publicação desta reportagem, a postagem tinha ultrapassado os 18 mil compartilhamentos.

"Além de todo o fator físico e psicológico, me senti totalmente insegura e vulnerável, uma vez que dependia ainda do resultados dos exames. Estava ali buscando saúde e acabei correndo risco de morte. Não dormi as noites seguintes, mas graças a Deus tive alta hoje [quinta-feira]", completou.

Procurada pelo DIA, a assessoria de imprensa do Hospital Vitória informou que o sistema eletrônico que controla a dispensa de medicamentos é "inteiramente rastreável e funcionou como devido. "A instituição lamenta o incidente ocorrido na etiquetagem manual, feita após as conferências prévias de segurança, e reitera que a medicação dispensada à paciente em questão estava correta", acrescentou, em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário