Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 31 de outubro de 2017

Nunca mais tomes comprimidos fora da validade!

Issue 16E se as embalagens expirassem tal e qual como os produtos, para nos ajudar a saber se estes ainda estão próprios para consumo ou não? Este é o conceito da Self Expiring, uma embalagem inteligente para medicamentos fora da validade

As consequências de consumirmos um iogurte fora de prazo não são graves, mas o mesmo não se pode dizer de um medicamento. A toma de medicamentos fora de prazo é nocivo, e mesmo sabendo isso é fácil incorrermos nessa falha, a embalagem pode danificar-se, a indicação da data de validade pode deixar de ser legível, ou mesmo porque a embalagem exterior pode ser colocada no lixo e não é possível saber o prazo.

Foi com o intuito de solucionar este problema que a designer Kanupriya Goel e o biólogo Gautam Goel se juntaram e desenvolveram um produto que pode salvar vidas, o Self Expiring. Esta é uma embalagem inteligente para medicamentos, que expira, tal e qual como o medicamento no seu interior. Na prática, quando o produto atinge o prazo de validade a embalagem apresenta uma mensagem gráfica de “impróprio para consumo” recorrendo a sinais de perigo mundialmente reconhecidos.

Segundo os criadores da Self Expiring, esta é uma solução que apresenta todos os requisitos para a prevenção da venda ilegal de medicamentos fora de prazo e fatalidades recorrentes do seu consumo.

A Self Expiring é apenas mais um exemplo, tal como os rótulos que desaparecem quando a comida fica estragada, de inovações com recurso a materiais inteligentes e que tornam as nossas vidas mais seguras.

Noctula Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário