por Maria Carolina Buriti
17/03/2011
Itaú, Bradesco e Santander disputam categoria "serviços financeiros" no Top Hospitalar 2010
Apostando no crescimento da economia e na expansão do setor de saúde, a indústria financeira diversifica sua atuação nesse mercado tanto para empresas como para pessoas físicas. Esta é a estratégia dos bancos brasileiros Itaú e Bradesco, finalistas do Top Hospitalar 2010 na categoria "Serviços Financeiros" juntamente com o espanhol Santander.
Com uma área consolidada há 10 anos e 14 colaboradores com o foco em saúde, além dos profissionais das agências de atendimento, o Bradesco oferece linhas de financiamento especificas para o setor, crédito direto ao consumidor (CDC), operações de leasing, antecipação dos recebíveis SUS, antecipação de capital de giro e análise de fluxo de caixa.
"A carteira cresceu 95, 6 % (em 2010) e teve inadimplência pequena. No ano passado estruturamos a linha com o prazo mais longo para resolver a pressão de fluxo de caixa dos hospitais e santas casas", analisa o diretor do departamento de empréstimos e financiamentos do Bradesco, Octavio de Lazari Junior.
Entre clientes pessoa física e jurídica, o banco Bradesco tem cerca 200 mil clientes na área da saúde. Para 2011, a empresa quer crescer no setor na ordem de 60% nas operações de capital de giro e 52% em conta garantida - cheque especial para hospitais. O crescimento é projetado em cima dos números do ano passado.
" Queremos manter e fomentar o trabalho de aproximação com os médicos e entender as necessidades dessa classe e também dos hospitais, clínicas e criar produtos adequados. Já temos convênios com empresas fabricantes de equipamentos fechando convênios, eles podem indicar os clientes para nós e ofereceremos taxas mais baixas", analisa Lazari Junior.
De olho nesse segmento também está o Itaú. Em 2010, o banco consolidou sua presença no mercado de saúde com serviços como o aumento do prazo para linha de empréstimos, parcerias com fornecedores médico e hospitalares e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de ações comerciais para se aproximar do público.
"Decidimos trabalhar no setor entendendo PIB, o potencial de crescimento e quais os mercados que realmente dependiam do setor financeiro e não tinham consultoria e vimos o setor de saúde como potencial", diz o diretor da área de produtos Itaú Empresas, Carlos Macarelo.
Para 2011, o Itaú quer crescer 8% na área e prevê um aumento em cima dos números de 2010, de 72% em volume de serviço de cash (pagamentos e empréstimos, 35% de empréstimos e 34% em ativos.
Personalização
O Bradesco vê o setor de saúde como um potencial não apenas empresarial, mas com um nicho importante para pessoa física, já o Itaú aposta no empreendedorismo, em comum está a personalização e a comunicação para os participantes do setor. O Bradesco tem um exclusivo cartão de crédito para médicos, o "Golden Card do Doctor", apesar de não ter vantagens diferenciadas se comparado com outros cartões de créditos da marca, o que conta é a identificação do público.
E é nesse público que o banco trabalha, aproveitando o atendimento em 100% dos municípios do País, mapeando dos profissionais de saúde e abastecendo uma base de dados sobre esse segmento pelo Brasil afora, com características como idade, gênero e a atuação no nicho saúde.
O Itaú vem com uma proposta de integrar empresas e pessoas via internet e ajudá-las a entender mais sobre o seu negócio. A ideia da comunidade empresas é fomentar o debate e esclarecer dúvidas de mercado, gestão empreendedorismo,mercado financeiro e outros assuntos de mercado.
Direcionado a vários setores da economia, entre eles o de saúde, o espaço é aberto ao público e pode ser acessado por quem não for cliente do banco mediante ao convite via comunidade. No espaço, órgãos, associações, conselhos de classe e consultores tirarão dúvidas sobre questões tributárias, trabalhistas, mercado financeiro e outros assuntos.
"Lá, o empresário entra em uma bate- papo com membros do setor de saúde para sugerir , tirar dúvidas, pedir consultoria, consultar vídeos e informações específicas para o setor de saúde", explica a gerente do nicho saúde, Mariana Morato.
Em nota, o Santander disse acreditar no potencial do setor. " Acreditamos que o setor de saúde é estratégico para o País e vem passando por importantes transformações, como a consolidação de empresas, evolução na relação com os clientes, governança, avanço na tecnologia e marco regulatório. Esse novo panorama cria desafios e oportunidades para todos os players deste mercado", e ainda : "o Santander vem se dedicando aos negócios em saúde trabalhando junto a toda a cadeia de serviços, envolvendo as organizações (hospitais, planos de saúde e centros de diagnóstico), os funcionários, fornecedores e a comunidade médica. A atuação do banco tem sido pautada por uma ampla oferta de soluções financeiras e a busca permanente na excelência de serviços, com uma equipe especializada e dedicada".
http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=76703
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