Por Sandra Regina da Luz Inácio Vamos dizer que você tem mais de 20 anos de experiência em seu campo de atuação e digamos que você está um pouco entediado com o dia-a-dia rotineiro de ser um executivo. Sente que necessita de mais de um desafio e sentir-se atraído por ajudar as pessoas e empresas a crescerem e alcançar o sucesso em suas carreiras e no mercado em que estão inseridos, além disso, você gostaria de ganhar um pouco mais de dinheiro e está um pouco cansado de supervisionar tudo e todos. Talvez seja a hora de entrar em seu próprio negócio. Talvez seja a hora de se tornar um consultor, um treinador, um formador e de pessoas e empresas. Este pensamento é excitante, embora um pouco assustador. Seu salário atual é certamente respeitável para uma pessoa com suas habilidades e experiência e os benefícios que não pretende renunciar. Porém, nenhum desses fatores foram suficientemente capazes de acalmar o árduo desejo que mantém de começar o seu próprio negócio, talvez uma consultoria. Para ser um consultor, um coach ou mentoring, exige determinação, um pouco de auto-sacrifício (no início), e muita experiência. Pessoas e empresas precisam contratar consultores porque a experiência deles faz a diferença, alguém que vai lá e resolva, que saiba como, quando e o que fazer. Existem consultores em todos os campos e, uma vez que se acostumar com o processo de geração da clientela, você pode ganhar duas vezes ou mais do que ganhava como executivo. Recentes estatísticas mostram que o sucesso e estabeleceu consultores pode fazer em qualquer lugar a partir de R$ 2.500 por dia, havendo consultores que ganham até R$12.000 por dia. Há poder e prestígio na consulta que raramente podem ser encontrados em lugares de chefia, mesmo nos cargos executivos. Mas, há uma não muito sutil diferença de possuir o seu próprio negócio e a sua própria consultoria. Muita gente possui sua própria empresa, mas possuir a sua própria consultoria permite que as pessoas saibam que você é um expert em seu campo de atuação e, se quiserem subir ao topo como você, eles terão que te contratar para ajudá-los. Como consultor, você irá ajudar seus clientes no desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico e financeiro, e uma série de outros serviços, incluindo a facilitação e criação de escritórios virtuais, etc., sem falar nas inúmeras palestras que você ministrará por vários lugares e empresas como especialista naquilo que faz. Embora não seja tão fácil ser um consultor, mas certamente não é tão difícil como parece, especialmente se você for muito bom no que você faz e tenha conhecimentos sólidos. Consultoria não se vende, seus clientes irão te indicar por meio do bom trabalho que você realizar, desta forma, e depois de fazer um bom trabalho e criar confiança em si mesmo, você começa a decolar sua carreira. As pessoas vão ouvir sobre você, o telefone vai começar a tocar, você conquistará um nome no mercado, Ser consultor é mais que uma simples profissão, é um sacerdócio, uma paixão sem cura. É oferecer o que você tem de melhor ao seu cliente e fazer dele mais que um parceiro, em algumas vezes ele se torna sua religião e é nele que você entrega toda sua crença. Sandra Regina da Luz Inácio Autora do livro O Perfil do Empreendedor e co-autora do livro Empresa Familiar: Conflitos e Soluções, juntamente com Domingos Ricca, Roberto Gonzalez e José Bernardo Enéas Oliveira. Vários artigos publicados na área de Administração e Psicanálise em revistas especializadas. E-mail: sandra@empresafamiliar.com.br http://www.portalcmc.com.br/mkt_carr28.htm
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