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quarta-feira, 9 de março de 2011

Então você quer ser um consultor?

Por Sandra Regina da Luz Inácio Vamos dizer que você tem mais de 20 anos de experiência em seu campo de atuação e digamos que você está um pouco entediado com o dia-a-dia rotineiro de ser um executivo. Sente que necessita de mais de um desafio e sentir-se atraído por ajudar as pessoas e empresas a crescerem e alcançar o sucesso em suas carreiras e no mercado em que estão inseridos, além disso, você gostaria de ganhar um pouco mais de dinheiro e está um pouco cansado de supervisionar tudo e todos. Talvez seja a hora de entrar em seu próprio negócio. Talvez seja a hora de se tornar um consultor, um treinador, um formador e de pessoas e empresas. Este pensamento é excitante, embora um pouco assustador. Seu salário atual é certamente respeitável para uma pessoa com suas habilidades e experiência e os benefícios que não pretende renunciar. Porém, nenhum desses fatores foram suficientemente capazes de acalmar o árduo desejo que mantém de começar o seu próprio negócio, talvez uma consultoria. Para ser um consultor, um coach ou mentoring, exige determinação, um pouco de auto-sacrifício (no início), e muita experiência. Pessoas e empresas precisam contratar consultores porque a experiência deles faz a diferença, alguém que vai lá e resolva, que saiba como, quando e o que fazer. Existem consultores em todos os campos e, uma vez que se acostumar com o processo de geração da clientela, você pode ganhar duas vezes ou mais do que ganhava como executivo. Recentes estatísticas mostram que o sucesso e estabeleceu consultores pode fazer em qualquer lugar a partir de R$ 2.500 por dia, havendo consultores que ganham até R$12.000 por dia. Há poder e prestígio na consulta que raramente podem ser encontrados em lugares de chefia, mesmo nos cargos executivos. Mas, há uma não muito sutil diferença de possuir o seu próprio negócio e a sua própria consultoria. Muita gente possui sua própria empresa, mas possuir a sua própria consultoria permite que as pessoas saibam que você é um expert em seu campo de atuação e, se quiserem subir ao topo como você, eles terão que te contratar para ajudá-los. Como consultor, você irá ajudar seus clientes no desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico e financeiro, e uma série de outros serviços, incluindo a facilitação e criação de escritórios virtuais, etc., sem falar nas inúmeras palestras que você ministrará por vários lugares e empresas como especialista naquilo que faz. Embora não seja tão fácil ser um consultor, mas certamente não é tão difícil como parece, especialmente se você for muito bom no que você faz e tenha conhecimentos sólidos. Consultoria não se vende, seus clientes irão te indicar por meio do bom trabalho que você realizar, desta forma, e depois de fazer um bom trabalho e criar confiança em si mesmo, você começa a decolar sua carreira. As pessoas vão ouvir sobre você, o telefone vai começar a tocar, você conquistará um nome no mercado, Ser consultor é mais que uma simples profissão, é um sacerdócio, uma paixão sem cura. É oferecer o que você tem de melhor ao seu cliente e fazer dele mais que um parceiro, em algumas vezes ele se torna sua religião e é nele que você entrega toda sua crença. Sandra Regina da Luz Inácio Autora do livro O Perfil do Empreendedor e co-autora do livro Empresa Familiar: Conflitos e Soluções, juntamente com Domingos Ricca, Roberto Gonzalez e José Bernardo Enéas Oliveira. Vários artigos publicados na área de Administração e Psicanálise em revistas especializadas. E-mail: sandra@empresafamiliar.com.br http://www.portalcmc.com.br/mkt_carr28.htm

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