Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de abril de 2011

Na UTI, com segurança

Na escolha da maternidade onde seu bebê vai nascer, um item não pode faltar. É que ela disponha de uma UTI neonatal. O tipo de problema que os recém-nascidos apresentam é diferente das crianças de outras idades, requerendo cuidados, abordagem, pessoal especializado e recursos tecnológicos especiais. Portanto, informem-se antes de eleger uma delas para viver este grande momento. E fiquem tranqüilos.

Quem precisa?

O tratamento intensivo é indicado, na maioria dos casos, para os prematuros, nascidos antes dos nove meses de gravidez. Bebês de baixo peso – abaixo de 2,5 Kg – costumam ser mais vulneráveis, necessitando de uma vigilância médica permanente e, algumas vezes, do auxílio de certos equipamentos para medir e fornecer o oxigênio (CPAP), controlar a freqüência cardíaca, colher material para exame, verificar a pressão sanguínea, a temperatura e levar nutrientes e remédios.

Uma outra grande aliada na recuperação dos prematuros é a incubadora. Os bebezinhos precisam manter seu corpo aquecido e a temperatura dentro dela será escolhida sob medida para o ocupante. Leva-se em conta a idade gestacional da criança, o peso e quantos dias de vida tem fora do útero.

Um outro tipo de incubadora é o chamado berço de calor radiante. Aberto, é usado quando o bebê chega à UTI e deve ser avaliado ou se depende de alguma forma de manuseio que a incubadora não permite.

Para curar e crescer

Mas nem só os que chegam antes da hora requerem terapia intensiva. Os que nascem com dificuldades respiratórias, icterícia, problemas cardíacos e também aqueles que devem passar por uma cirurgia exigem atenção permanente. Fora, é claro, a assistência de um especialista, se necessário.

Só não pense que todos os nenéns que você observa através do vidro estão doentes. Há muitos que se encontram ali apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir por conta própria, um amadurecimento que não alcançaram os que nascem antes de 34 ou 35 semanas de gestação.

Colhendo informações

É assustador ver os nenéns conectados a todos aqueles tubos e fios? Vale esclarecer que, em geral, não causam dor e, quando há agulhas ou cateteres, eles se alojam em uma camada mais superficial da pele.

A missão destes aparelhos, alguns certamente mais estressantes, compensa o desconforto ou a dor que possam causar, pois fornecem continuamente aos médicos e enfermeiros informações precisas e importantíssimas sobre o bebê. E ao bebê tudo o que precisa para se recuperar e ficar fora de risco. Compensa, não é mesmo?

Barulho e luzes

O ambiente da UTI neonatal é barulhento e com muita luz, a ponto de interromper o sono do recém-nascido. Esta pode ser uma visão do passado. Em maternidades modernas e bem equipadas, sempre que possível, as incubadoras podem ficar cobertas na parte de cima e nas laterais. Com os atuais monitores, o médico saberá, mesmo assim, o que acontece com o bebê.

A diminuição das luzes à noite, durante algumas horas, também garante mais conforto e ajuda os bebezinhos a irem estabelecendo um certo horário de sono. Durante o dia igualmente pode ser mantido um tempo de silêncio. Diminui-se a intensidade da luz e os bebês descansam sossegados, a menos que alguma intervenção seja realmente necessária.

São medidas simples, mas capazes de minimizar o desconforto e o estresse indispensáveis na luta destas crianças pela vida.

Preparando a alta

O momento de sair da UTI e, talvez de ir para casa, é o mais esperado pelos pais. Em geral, isto acontece quando: o peso do bebê gira em torno de 2 Kg e idade gestacional maior que 34 semanas; ele não depende de oxigênio; está há uma semana sem apnéia (dificuldade respiratória); consegue sugar toda a dieta.

Daqui para a frente, não tenha medo de cuidar do seu bebê. Pai e mãe, melhor que qualquer outra pessoa, são capazes de entendê-lo e atender suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário