Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 18 de fevereiro de 2012

A importância das frutas no cardápio diário

A nutróloga Sylvana Braga lista as propriedades de algumas frutas que passam despercebidas

Nem todo mundo sabe, mas as frutas desempenham um papel de grande importância no nosso organismo. Além de saborosas, elas são fonte de água, fibras e diversas vitaminas e sais minerais.

Para manter a alimentação equilibrada e a saúde em dia, a nutróloga e especialista em prática ortomolecular Sylvana Braga listou as propriedades de algumas delas, além da quantidade máxima diária recomendada:

Damasco: rico em carotenoides e em vitamina A e E. É ótimo para manter a pele macia. Ideal até cinco unidades.

Ameixa: rica em pectina, uma fibra que diminui o risco do câncer de cólon e, em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Age como laxante, antiviral e antibacteriana. Ajuda na prisão de ventre. Ideal até duas unidades.

Abacaxi: rico em boro, vitamina B1, B2 e C e, também, na enzima bromelina, que é anti-inflamatória. Ajuda na digestão, dissolve os coágulos e previne osteoporose, pois é rico em manganês. É antiviral, levemente estrogênico e fortalece os ossos. O ideal é uma fatia média.

Figo: pode combater o câncer pelo composto benzaldeído, que tem auxiliado a regredir tumores. Laxativo, antiulcerativo, antibacteriano, antiparasitas. Excelente para clarear a pele, mas pode dar dor de cabeça. Ideal até três unidades.

Kiwi: possui alto teor de vitamina C. É usado para o tratamento de câncer de estômago e mama. Evita o envelhecimento da pele de fumantes. Ideal até duas unidades.

Uva: rica em antioxidantes e anticancerígenos. A uva preta possui alto teor de quercetina (antioxidante). A casca da uva tem resveratrol, que inibe o agrupamento de plaquetas. A semente de uva aumenta o HDL, o bom colesterol. A uva verde é antibacteriana e antiviral e rica em potássio. Ótimo para melhorar a circulação das pernas. O ideal é um cacho de cada.

Pêssego: rico em vitamina A, K, E, B e potássio. Evita o edema das pernas. Ideal até duas unidades.
Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário