Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 14 de abril de 2012

Incremente seu café sem extrapolar nas calorias

Chantili, canela, menta e até chocolate podem acompanhar a bebida sem estragar a dieta

Considerado um alimento funcional, o café contém substâncias capazes de prevenir e até mesmo curar doenças. "Ele pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, proteger o sistema cardiovascular, prevenir depressão e até emagrecer", explica o nutrólogo Fabiano Nave, especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Para aproveitar tudo de bom que a bebida traz à saúde, entretanto, o ideal é saber moderar na quantidade dos acompanhamentos mais calóricos ou escolher sempre os mais saudáveis. Confira a lista com os quitutes mais gostosos para incrementar o seu cafezinho e aproveite o Dia Internacional do Café (14 de abril) para curtir essas delícias. 


Café com chantili - foto: Getty Images
Chantili
Para quem se preocupa com o controle do peso e com uma alimentação mais saudável, a adição de chantili ao café não é uma boa opção. Sua composição - uma mistura de açúcar com creme de leite fresco - é rica em gorduras saturadas e tem alto teor calórico (uma colher de sopa equivale a aproximadamente 50 calorias). Para não abrir mão desse creme, o ideal é maneirar e optar por uma versão light. O nutrólogo Fabiano dá a dica: existe um chantili feito com creme vegetal e sem adição de açúcar, conferindo um valor calórico 25% menor.


Café com biscoito - foto: Getty Images
Petit four
Aquele biscoitinho que acompanha o café é muito saboroso, mas cheio de manteiga e açúcar. Fabiano Nave aconselha não cometer excessos e preferir versão integral, que tem menor índice glicêmico e, por isso, dá mais saciedade e controla a glicemia do sangue.


Café com menta - foto: Getty Images

Menta
As folhinhas estão liberadas para dar um gostinho especial ao café - a adição de calorias da planta à bebida é praticamente insignificante. A nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde, conta que a menta tem diversas propriedades benéficas à saúde: "ela é usada como antisséptico e expectorante". Mas o melhor efeito é o de auxiliar na digestão, já que ela ajuda na secreção de enzimas digestivas.


Café e açúcar - foto: Getty Images
Açúcar ou adoçante
Você enche o cafezinho de açúcar antes de beber? Esse é um dos piores erros. "Vale a pena colocar a menor quantidade de açúcar possível ou substituir o açúcar refinado pelo mascavo, que conserva cálcio, ferro e sais minerais, embora seja igualmente hipercalórico", orienta Bruna Pinheiro. Para quem não quer adicionar calorias à bebida, a melhor opção são os adoçantes artificiais, mas prefira os feitos à base de stevia e sucralose, que são mais saudáveis.


Café com chocolate - foto: Getty Images
Chocolate
Para caprichar no café e na saúde, opte por pastilhas, bombons ou palitinhos feitos de chocolate amargo ou meio amargo. "Além de serem menos calóricas, essas versões possuem menos gordura e mais cacau, que comprovadamente tem efeitos protetores do sistema cardiovascular", explica Fabiano Nave.


Café com leite - foto: Getty Images
Leite
Para aproveitar bem os nutrientes, o ideal é consumir leite e café isoladamente e com um intervalo de pelo menos duas horas, já que a cafeína do café diminui a absorção de cálcio do leite. Mas se a vontade de degustar essa combinação quentinha e saborosa falar mais alto, siga a dica da nutricionista Bruna: certifique-se que a quantidade de café da mistura não ultrapasse um quarto dela.


Café com canela - foto: Getty Images
Canela
Polvilhe uma pitada de canela em pó na xícara de café para dar um gostinho especial à bebida. Além de não adicionar calorias à bebida, a canela possui efeito termogênico, que aumenta o gasto calórico em repouso, assim como a cafeína. "A associação destes dois alimentos acaba potencializando essa ação e ajuda no gasto de calorias", explica o nutrólogo Fabiano Nave.

Fonte Minha Vida
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário