Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de abril de 2012

Praticar ioga na adolescência pode proteger contra transtornos mentais

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, mostram em um novo estudo que praticar ioga durante a adolescência pode ajudar a prevenir transtornos mentais.

Os autores compararam o desempenho de alunos do ensino médio de uma escola que participaram das aulas regulares de educação física com um grupo que, durante 10 semanas, frequentou aulas de ioga. Antes e após o programa, os alunos completaram uma bateria de testes psicossociais. Além avaliar para mudanças no humor e controle da ansiedade, ambos os grupos foram testados para o desenvolvimento de habilidades de autorregulação, tais como a resiliência, controle de raiva e atenção – características que indicariam a tendência ou não da ioga em proteger contra o desenvolvimento de transtornos mentais.

Segundo os resultados, divulgados no periódico Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, os jovens que frequentaram as aulas de ioga ponturaram melhor em vários dos testes psicológicos. Especificamente, enquanto os alunos que frequentaram as aulas de educação física tenderam a ter pontuações melhores para os problemas de humor e de ansiedade, os alunos das aulas de ioga apresentaram resultados semelhantes ou até melhores. A regulação das emoções negativas foi pior entre os alunos da educação física em comparação aos que praticaram ioga.

Apesar dos resultados, ressaltam os autores, ainda é cedo para afirmar com certeza que a ioga praticada na adolescência previne os transtornos mentais. Segundo Jessica Noggle, líder do estudo, como os transtornos mentais comumente se desenvolvem na adolescência, “a ioga pode ter um papel preventivo na saúde mental de adolescentes”.

“Os resultados são coerentes com os poucos estudos anteriores sobre a ioga praticada em ambientes escolares”. Jessica e sua equipe esperam agora realizar estudos mais amplos de rastreamento por vários anos, até a idade adulta, por exemplo. “Estes estudos são necessários para esclarecer os benefícios da ioga para a saúde mental”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário