Pesquisa ajuda a identificar fatores que levam à doença inflamatória crônica, cuja causa geralmente é desconhecida
A exposição crônica mesmo a pequenas quantidades de bactérias estafilococos pode desencadear lúpus, de acordo com estudo de pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.
A pesquisa pode ajudar a identificar um dos fatores de risco para a doença inflamatória crônica, cuja causa geralmente é desconhecida.
Staphylococcus aureus é um germe comumente encontrado na pele ou no nariz e que, às vezes, causa infecções.
Os pesquisadores expuseram ratos a doses baixas de uma proteína encontrada nos estafilococos. Eles notaram que os animais desenvolveram uma doença semelhante ao lúpus, com doença renal e anticorpos autoimunes como os encontrados no sangue de pacientes com lúpus.
"Acreditamos que esta proteína pode ser uma importante pista para o que pode causar ou agravar o lúpus em certos pacientes geneticamente predispostos. Nossa esperança é confirmar esses achados em pacientes com lúpus e prevenir os sintomas da doença", afirma o coautor Vaidehi Chowdhary.
A causa do lúpus geralmente é desconhecida. Pessoas geneticamente predispostas ao lúpus desenvolvem a doença quando algum outro fator aciona os sintomas, tais como infecções, certos medicamentos ou até mesmo a luz do sol.
"Os médicos realmente não sabem o que causa o lúpus, por isso a descoberta de um possível papel da proteína estafilococo é emocionante", destaca Chowdhary.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário