Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de janeiro de 2013

Exposição à luz durante as horas de sono afetam o humor

Exposição crônica à luz noturna, em casa ou no ambiente profissional, aumenta o nível de cortisol no organismo
 
Você costuma assistir televisão até bem tarde da noite ou usar as redes sociais? Caso sim fique atento. Recente estudo alertou que a exposição à luz durante as horas de sono afetam o humor, o comportamento e aumenta o estresse.
 
O estudo foi realizado por pesquisadores americanos que usaram roedores para o experimento.
 
Os ratos que foram submetidos à exposição à luz durante a noite tiveram sintomas de depressão, levando os animais a se desinteressar por objetos novos colocados em suas gaiolas e a se movimentar menos.
 
As cobaias também apresentaram níveis maiores de cortisol, o hormônio do estresse. As células fotossensíveis nos olhos dos animais, influenciando a parte do cérebro que regula o humor, a memória e o aprendizado.
 
Isso porque a exposição crônica à luz noturna, em casa ou no ambiente profissional, aumenta o nível de cortisol no organismo, provocando risco de depressão ou baixa nas funções cognitivas.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário