O uso de protetor solar, apesar de ser fundamental e importante para prevenir o câncer de pele, o mais comum entre os tumores, ainda não é um hábito entre os homens.
O melanoma atinge cerca de 4% da população brasileira e o filtro solar é uma arma importante para a prevenção deste tipo de câncer |
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital paulista, apenas 8,5% dos homens que moram na cidade de São Paulo costumam passar protetor solar durante o dia.
Já as mulheres se protegem mais contra os raios ultravioletas (UV). O Inca aponta que 24,5% das paulistanas não saem de casa sem aplicar algum tipo de creme com bloqueador solar.
De acordo com o diretor do Instituto Oncoguia, Rafael Kaliks, a mulher é mais vaidosa e sabe que a proteção solar também previne contra o envelhecimento. Enquanto que o homem não se importa com isso, afirma o diretor.
O não melanoma, o menos invasivo dos cânceres, é mais comum em homens e atingiu mais de 53 mil pessoas do sexo masculino em todo o Brasil somente este ano de 2010, segundo o Inca. O tumor está associado à exposição solar e é mais frequente em pessoas de pele clara.
O melanoma atinge cerca de 4% da população brasileira e o filtro solar é uma arma importante para a prevenção deste tipo de câncer. Mas a maioria da população usa apenas quando está na praia ou em momentos de lazer, afirmam os especialistas. E alertam ainda, a proteção deve continuar mesmo em dias nublados, porque o raio UVA é mais nocivo, queima a pele e atinge camadas mais profundas e sempre que há luz, esse raio está presente. Por isso, protetor solar é indispensável.
Para fazer com que o uso de protetor solar seja um hábito entre a população brasileira e proteger principalmente as pessoas que trabalham ao ar livre, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará a distribuição gratuita de bloqueadores solares a partir do próximo ano.
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário