Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de março de 2013

Nova técnica trata a cárie sem removê-la

A novidade, tratar a cárie sem eliminá-la, foi divulgada em território nacional no 28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. A afirmação é de um grupo de dentistas brasileiros que sugerem tratar os dentes de pacientes com cáries sem mexer no problema.
 
Os odontologistas, baseados em pesquisas nacionais e mundiais, dizem que não é necessário retirar completamente o tecido cariado do dente, como é feito tradicionalmente, e que, em alguns casos, a cárie pode até ser deixada intacta, apenas coberta por uma vedação para que não se expanda e atinja mais a região da dentina.

Os pesquisadores são integrantes e fazem parte de uma corrente de profissionais denominada de odontologia minimamente invasiva, que propõe, entre outras questões, no tratamento da cárie, a retirada da menor parte possível de tecido dentário. E eles argumentam ser esta forma uma boa e eficaz solução para as cáries.
 
“O método convencional traz um desgaste desnecessário da estrutura dentária, que não pode mais ser reparada. A nova vertente traz evidências de que podemos remover menos tecido”, diz o dentista José Imparato, que coordena um grupo de pesquisa em técnicas de mínima intervenção na Universidade de São Paulo (USP).
 
Atualmente o tratamento é efetuado com a remoção, por meio de um motor de alta rotação, de uma boa parte do tecido afetado pela cárie, resultando no enfraquecimento do dente e só depois é feita a restauração da cavidade restante. Mesmo em lesões pequenas, a remoção deixa o dente mais frágil, mais sujeito à fratura. E no caso de uma cárie mais profunda, pode levar à exposição da polpa, o tecido mais interno do dente, o que requer um tratamento de canal, mais complicado, explica Marisa Maltz, professora titular de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário