Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 23 de março de 2013

Remédio contra Parkinson pode provocar abstinência

Os pesquisadores aconselham que as pessoas que tentam
 interromper o uso desses medicamentos sejam cuidadosamente
 monitoradas por médicos especialistas
Os medicamentos utilizados contra o mal de Parkinson podem provocar síndrome de abstinência.
 
As drogas comumente utilizadas no combate à doença, mais conhecidas como agonistas de dopamina, incluem o pramipexole, vendido como Mirapex, e o ropinirole, vendido como Requip, que ajudam a controlar os problemas de movimento causados pela doença, podem provocar outras complicações em alguns pacientes, dentre elas uma grave crise de abstinência, como relatam pesquisadores americanos.
 
Os remédios para “tratar” o Parkinson podem provocar, em alguns pacientes, uma série de outras reações como problemas de controle de impulso, em que as pessoas comem, apostam ou compram de forma compulsiva e principalmente, nos pacientes, que tentaram parar de tomar os medicamentos por causa das compulsões, desenvolveram mais rapidamente outros sintomas como de abstinência, ansiedade, ataques de pânico, náuseas, sudorese, dores, fadiga, tonturas e um forte desejo pelo remédio.
 
Os resultados do trabalho foram descritos num artigo publicado no jornal Archives of Neurology por pesquisadores do hospital NewYork-Presbyterian/Weill Cornell, nos Estados Unidos. Participaram do estudo 93 pacientes, dos quais 40 haviam tomado agonistas de dopamina e 26 haviam parado com eles, principalmente graças a comportamentos compulsivos. Desses 26, cinco enfrentaram uma forte síndrome de abstinência. Dois se recuperaram totalmente, mas três não conseguiram parar com o remédio. Os pesquisadores aconselham que as pessoas que tentam interromper o uso desses medicamentos sejam cuidadosamente monitoradas por médicos especialistas.
 
A doença de Parkinson ou mal de Parkinson é caracterizada pela disfunção ou morte dos neurônios produtores da dopamina no sistema nervoso central, provocando uma desordem progressiva do movimento, por isso muitos doentes apresentam tremulações. Os tremores musculares iniciam-se geralmente em uma das mãos, depois na perna do mesmo lado e em seguida nos outros membros.
 
O mal de Parkinson ainda é incurável e sua causa desconhecida pelos médicos e cientistas, mas não é sinônimo de morte, como afirma o ator e diretor brasileiro Paulo José, há anos com a doença.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário