Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de janeiro de 2014

De queridinho a vilão, as contradições do salto alto

Saber escolher o sapato ideal para o dia ajuda a evitar dores no corpo
 
A paixão por belos sapatos e sandálias de salto alto sempre imperou entre muitas mulheres, e boa parte da ala feminina não abre mão de utilizar essa peça diariamente.
 
Embora proporcione elegância, com o tempo ele pode trazer sérios danos à coluna se não for usado com moderação.
 
A explicação gira em torno do peso, pois quando a mulher sobe no salto, o corpo não fica distribuído de forma equilibrada. Desta forma, a sobrecarga fica na parte frontal dos pés, na região dos dedos.
 
— Aquelas que possuem o pé chato sofrem ainda mais consequências. A elevação obriga que a planta do pé esteja numa posição arqueada, ocasionando fadiga, dores e lesões na sola— explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.
 
Além de provocar calosidade, joanetes e entorses, o uso frequente desse tipo de calçado causa dores no joelho e no calcanhar.
 
A longo prazo, os saltos também podem atrofiar a musculatura das panturrilhas que, por consequência, prejudicam a angulação da coluna.
 
— Sob o salto, os ombros se inclinam para trás e a cabeça para frente, prejudicando a região lombar — informa Montenegro.
 
 
Confira cinco dicas desenvolvidas pelo fisioterapeuta para evitar dores nas costas decorrentes do uso de salto alto:
 
1. Altere a altura e varie os modelos dos sapatos
Ao escolher um salto muito alto, no dia seguinte opte por um que seja centímetros mais baixos. É importante variar o modelo, pois alguns provocam um esforço a mais nos pés, como no caso dos de bico fino que resultam em calos e joanetes.
 
2. Tenha sapatos sem salto
Se você realiza longas caminhadas no dia-a-dia, a alternativa mais indicada são os sapatos sem salto ou rasteiros, que deixam o seus pés confortáveis e não geram complicações à região lombar.
 
3. Saiba comprá-los
O período correto para adquirir calçados é após o trabalho, já que os pés estão inchados e é possível identificar os incômodos produzidos por um sapato justo demais.
 
4. Não descuide da panturrilha
Realize alongamentos para ativar a circulação sanguínea no local antes de calçar os sapatos e ao retirá-los.
 
5. Massageie os pés
Para aliviar a tensão, faça movimentos circulares de baixo para cima. O escalda pés também ajuda a amenizar as dores e a desinchar a região.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário