Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 23 de março de 2014

Saiba como ajustar a postura durante a malhação

Saiba como ajustar a postura durante a malhação reprodução/reprodução
Foto: Reprodução
Exercitar o abdômen ajuda a corrigir erros posturais e contribui
para o fortalecimento da coluna
Movimentos indequados de flexão e torção da coluna geram dores e lesões de médio ou longo prazo
 
A prática de atividades físicas é fundamental não apenas para o controle do peso corporal. Elas ajudam a prevenir o aparecimento de diversas doenças, melhorar a circulação sanguínea, aumentar o metabolismo, melhorar a memória e, claro, dão mais disposição diariamente.
 
Visando obter esses benefícios e, obviamente, adquirir um corpo sarado, muitos não deixam de frequentar regularmente a academia. Mas na hora da musculação é importante ter cuidado com a região das costas para evitar problemas como hérnias e alterações nas curvaturas normais da coluna.
 
De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, para prevenir lesões nas costas em decorrência da prática de musculação é preciso ter atenção redobrada com a postura.
 
— Inicialmente, os hábitos posturais errados durante os exercícios podem levar a dores nas costas que se irradiam para outras regiões do corpo como ombros, braços e pernas. No entanto, em longo prazo, acarreta em um desgaste das cartilagens e, desta forma, causa lesões por esforço repetitivo — informa Montenegro.
 
Além disso, os movimentos inadequados de flexão e de torção da coluna geram, em médio ou longo prazo, desvios posturais, lombalgias e cervicalgias.
 
— Esses problemas, entretanto, podem evoluir para abaulamentos discais (que é resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna), espondilolisteses (é quando ocorre o deslizamento de uma vértebra sobre a outra) e hérnias de disco — afirma o fisioterapeuta.
 
Mas, de acordo com Montenegro, não é só a musculação que pode agravar em dores nas costas. Correr de forma inadequada também pode resultar em incômodos na região.
 
— Como a lombar atua como transmissor de força para os membros inferiores (pés e pernas) e o tronco, realizando movimentos essenciais de flexão, extensão e rotação, pode ocorrer lesões pequenas na musculatura que não está devidamente alongada — informa ele.
 
Evidentemente, é possível prevenir lesões e dores nas costas com algumas mudanças na postura durante a prática dos exercícios físicos.
 
Sendo assim, veja as dicas que o fisioterapeuta selecionou:
 
- No exercício afundo, que trabalha a musculatura das coxas e do bumbum, evite inclinar o tronco à frente, deixando o joelho ultrapassar a linha da ponta do pé e não faça força com a perna que está à frente. O ideal é contrair o abdômen, alinhar a coluna e flexionar o joelho direito até formar um ângulo de 90 graus em relação à coxa, sem deixá-lo ultrapassar a linha da ponta do pé e depois repetir do outro lado.
 
- Na realização das abdominais, mantenha os joelhos flexionados do início ao fim da atividade e jamais force o pescoço.
 
- No exercício tesoura, evite deixar as pernas muito próximas ao chão, estender demais o joelho e deixar a coluna curvada. A recomendação é deixar as costas bem apoiadas no chão com as mãos ao lado do corpo e elevar as pernas com o joelho levemente flexionado.
 
- Em exercícios nos quais seja necessário deitar no banco, coloque os pés sobre o mesmo, pois ajuda a manter o equilíbrio e ajuda a manter a coluna completamente apoiada.
 
- Outra dica importante é sempre exercitar o core, grupo de músculos que compõem a região do abdômen, costas e quadris, pois ajuda a corrigir erros posturais, além de contribuir para o fortalecimento da coluna, prevenindo o aparecimento de lesões.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário