Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de dezembro de 2014

Misturar açúcar pode alterar o efeito da cafeína no organismo

Substâncias afetam o metabolismo do corpo
 
Consumir bebidas com cafeína ou açúcar pode afetar o metabolismo do corpo, causando alterações na frequência cardíaca e respiratória, além de ganho de peso. Um novo estudo explora agora qual o efeito das bebidas cafeínas quando contém açúcar na mistura e foi publicado no Jornal de Pesquisas sobre cafeína.
 
A frequência cardíaca e a produção de dióxido de carbono foram medidos 30 minutos antes e após os indivíduos que participaram da pesquisa que consumiram uma certa quantidade de açúcar e cafeína. Um segundo grupo bebeu apenas a bebida sem açúcar e um terceiro consumiu açúcar, mas não bebeu nada com cafeína.
 
Foram analisadas 12 pessoas com idades entre 21 e 62 anos. Parte era sedentária, parte mantinha uma rotina de exercícios ativa.
 
— O consumo de açúcar afeta a saúde do cérebro, assim como a cafeína. Em geral, a produção de dióxido de carbono não diminuiu quando a cafeína e o açúcar foram misturados. No entanto, quando o açúcar foi consumido sozinho, a produção aumentou significativamente. Já a cafeína sozinha retardou a frequência cardíaca de oito pessoas — explicou Patrícia Broderick, uma das médicas responsáveis pelo estudo.
 
O sistema cardiorrespiratório é extremamente sensível às alterações dos níveis de dióxido de carbono no organismo. O corpo humano respira oxigênio e produz naturalmente dióxido de carbono. No entanto, o excesso deste gás traz riscos graves para o sistema cardiorrespiratório e o processo de digestão. Níveis abaixo do esperado também são considerados um fator de risco. A quantidade normal de dióxido de carbono no sangue é de 40 mmHg.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário