Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de janeiro de 2015

7 dicas para pedalar com saúde

As duas rodas estão em alta! Em São Paulo, por exemplo, o número de pessoas que usam as bicicletas como meio de transporte subiu 50% entre 2013 e 2014, com cerca de 261 mil adeptos, de acordo com pesquisa Ibope
 
Mas, antes de sair por aí, é importante estar ciente de alguns cuidados. Conversamos com Dr. Gabriel Ganme, especialista em Medicina do Esporte, para tirar todas as dúvidas.

Benefícios
Quem pedala perde peso e, além disso, a atividade ajuda a equilibrar a pressão arterial e os níveis de triglicérides. Pedalar também ajuda a prevenir doenças crônicas (obesidade, colesterol e hipertensão), contribui para a qualidade de vida e trabalha o equilíbrio e a confiança.

Previna dores e lesões
A prevenção de problemas começa pela escolha do equipamento adequado com um bom técnico de loja especializada, até a escolha de melhores horários (mais vazios) para pedalar. Deve-se também aumentar progressivamente as pedaladas, como em qualquer exercício.

Comece devagar!
Pedalar 20 km é pouco, mas já traz benefício cardiovascular, se feito com uma intensidade mínima. O benefício é quase imediato, logo após algumas semanas já é possível sentir o efeito. Como exercício, pedalar somente não basta. A pessoa deveria fazer um trabalho de musculação compatível com a atividade que deseja praticar, para prevenir as lesões. Caso surjam dores na coluna, por exemplo, não pense duas vezes e procure um médico.

Confira 7 dicas do especialista para pedalar com saúde:
 
1. Sempre use equipamento bom e em perfeitas condições
 
2. Preserve energia para o momento necessário e faça alongamentos corretos antes e depois de pedalar
 
3. Use roupas claras, chamativas e refletivas
 
4. Sinalize bem suas intenções com antecedência
 
5. Nunca ande na contramão (é a maior causa de acidentes graves)
 
7. Mantenha hidratação constante e cuide da alimentação
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário