Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de janeiro de 2015

Artrite e artrose: você sabe a diferença?

Artrite ou artrose. Você sabe a diferença? Essa é uma dúvida que muita gente tem. São doenças reumáticas que qualquer pessoa pode ter, sabia?
 
De acordo com Elisa Terezinha Hacbarth Freire, reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, artrite significa inflamação na articulação, ou seja, uma articulação aumentada de tamanho, dolorida e, às vezes, com calor e vermelhidão local que causa dificuldade na realização de movimentos cotidianos. “Ocorre em vários tipos de doenças reumáticas, sendo a artrite reumatóide a mais conhecida”, explica.
 
Já a artrose tem pouco ou nenhum sintoma específico que evolui lenta e progressivamente, geralmente em pessoas acima dos 50 anos. Normalmente, são deformações progressivas, pela alteração da cartilagem, como nódulos nos dedos de mãos e formação de osteófitos (os famosos ‘bicos de papagaio’), em especial na coluna vertebral. “A ocorrência de dor é variável e as alterações radiológicas podem ser apenas um ‘achado’ – ou seja, descobri-las ao fazer um RX por outro motivo qualquer”.
 
Tratamento
De acordo com a especialista, o tratamento de uma doença reumática varia conforme a sua classificação. Um ponto comum é a utilização de anti-inflamatórios, que podem ser de dois tipos: os não hormonais que, basicamente, inibem a produção de prostaglandina, um mediador da resposta inflamatória, e os anti-inflamatórios hormonais, que são o grupo dos corticosteroides (mais potentes em uso).
 
Prevenção
“Não existe uma forma útil para se prevenir muitas das doenças reumáticas porque existe, para algumas, um padrão genético que favorece o desenvolvimento da doença. Por isso, a informação da população e o diagnóstico precoce são aspectos cruciais para uma boa evolução de cada caso”, recomenda.
 
Receitas que ajudam a amenizar as dores da artrite
 
O suco de abacaxi é uma ótima dica para ajudar a amenizar as dores causadas pelas inflamações. Isso porque o abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, manganês e bromelina, uma enzima com ação anti-inflamatória.
 
Para fazer o suco é simples: bata um abacaxi com meio litro de água, coe e beba em seguida.
 
Outra opção é o suco de limão com alho cru. O alho já é popularmente conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e o limão potencializa esse efeito.
 
Anote a receita: bata no liquidificador dois dentes de alho descascados e o suco de dois limões. Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Para adoçar os sucos, prefira o mel, uma opção mais saudável.
 
O gengibre é outro famoso anti-inflamatório natural. Neste caso, a dica é o chá. Para uma xícara de chá de água, use dois pedaços pequenos de gengibre. Coloque os pedaços de gengibre para ferver na água por cinco minutos, coe e sirva.
 
Não se esqueça de que os sucos e o chá devem ser tomados logo após o preparo para não perder parte das propriedades.
 
Dica: Para quem tem artrite, recomenda-se manter uma dieta equilibrada e rica em cálcio, pois a doença aumenta as chances de desenvolver osteoporose.
 
Conheça 2 chás que podem aliviar as dores da artrose
 
Na hora de montar o prato, não deixe faltar alimentos ricos em ômega 3 e vitaminas C e E. Confira uma lista deles: salmão, sardinha, nozes, kiwi, germe de trigo, grãos integrais, leite de cabra e vegetais verdes folhosos, gengibre, morango, laranja, limão, tangerina, ameixa, framboesa e morango. Use óleo de linhaça, de girassol ou o azeite de oliva no preparo das refeições.
 
Outra opção para aliviar as dores são os chás, que são naturais, fáceis de encontrar e de preparar.
 
Mas, atenção: grávidas ou pessoas que tomam remédios controlados devem consultar o médico antes de ingerir qualquer um deles.
 
Veja algumas dicas:
 
- Chá de gengibre
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e é um termogênico natural. Para fazer o chá, separe duas colheres de sopa de gengibre descascado, uma rodela de laranja ou de limão e mel. Coloque o gengibre para ferver em 1 litro de água e acrescente a rodela de limão ou da laranja, como preferir.
 
Deixe por 15 minutos, desligue e espere esfriar. Em seguida, coe e adoce com o mel.
 
- Chá de semente de sucupira
A semente tem propriedades que combatem a artrite, a artrose, reumatismo, colabora para amenizar a amidalite, a dor de garganta, auxilia na cicatrização e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico.
 
Para fazer o chá, coloque 1 litro de água para ferver em fogo médio. Quando a água estiver fervendo, coloque 4 sementes de sucupira quebradas e deixe ferver de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Beba este 1 litro ao longo do dia.
 
A semente de sucupira pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário