Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de janeiro de 2015

Alerta de saúde é decretado em Medellín por causa do chikungunya

As autoridades de saúde da cidade de Medellín, na Colômbia, decretaram neste sábado alerta sanitário para controlar a expansão do vírus do chickunguya, confirmou o vice-prefeito de saúde da cidade, Juan Carlos Giraldo Salinas
 
"Temos um alerta sanitário em toda a rede de hospitais para que perante a presença de um caso possamos intervir de maneira imediata, fornecer mosquiteiros, isolamento de algum tipo de paciente que se apresente com este vírus e realizar imediatamente as fumigações", disse o funcionário à "Caracol Radio".
 
A decisão foi tomada depois que foram detectados 600 casos suspeitos no departamento (estado) de Antioquia, dos quais cem correspondem a Medellín, a capital.
 
Entre essa centena de suspeitas, disse Salinas, já foram confirmados dez casos importados de outros lugares do país.
 
As medidas para reforçar a rápida detecção e atuação são um paliativo para enfrentar o vírus, para o qual não há, por enquanto, repelentes na cidade, segundo admitiu o funcionário.
 
"Infelizmente não temos repelentes. Os fornecedores nos disseram que entre segunda e terça-feira estarão chegando de novo à cidade, mas há uma escassez", lamentou.
 
O alerta em Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, confirma a rápida expansão do vírus no país, onde segundo os últimos números atualizados pelo Ministério da Saúde foram relacionados 74.566 casos.
 
A maioria dos contagiados se concentra na região do Caribe, onde se destaca o departamento de Bolívar, no norte, com 29.677 casos.
 
Em Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, organizações médicas denunciaram a existência de mais de 15 mil casos da doença, cujo vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

EFE / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário