Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 15 de fevereiro de 2015

Fluoxetina: o que é, para que serve e como tomar

O que é a Fluoxetina? A fluoxetina é um medicamento indicado para pacientes que possuam algum tipo de doença psiquiátrica como, por exemplo, depressão moderada e grave, TOC, transtorno de ansiedade ou transtornos alimentares com a bulimia nervosa
 
Esse medicamento deve ser prescrito por um médico especialista, ou seja, psiquiatra e a receita fica retida nas farmácias. É um substância que pode causar dependência.
 
Como a fluoxetina funciona?
Não raros são os casos de pessoas que tomam a fluoxetina de maneira descontrolada com a intenção de perder peso. Na verdade, esse não é um dos objetivos da medicação e sim, uma consequência do uso dela. Muitas pessoas acabam usando a comida como uma fuga, comem para se sentir mais tranquilos.
 
A função da fluoxetina é bloquear a recaptação de serotonina. Esta substância é uma das responsáveis por oferecer uma sensação de bem-estar. Quando os canais de serotonina são bloqueados e elas não podem entrar nos neurônios, ficam vagando pela fenda sináptica excitando os canais. É dessa forma que portadores de depressão conseguem se sentir bem depois do uso da medicação.
 
Fluoxetina emagrece?
E afinal de contas, a fluoxetina emagrece? Isso depende. Você pode estar com uns quilos a mais por diversos motivos. Primeiro, é preciso fazer mais óbvio: praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. Se ainda assim você não conseguir perder peso, melhor procurar o médico.
 
O problema com a balança pode ser culpa do seu metabolismo ou dos seus neurotransmissores. Isso, só um especialista poderá dizer. Caso o problema seja exclusivamente físico, muito provavelmente, a fluoxetina não funcionará para o seu caso.
 
Efeitos colaterais da fluoxetina
A grande maioria dos medicamentos psiquiátricos causam efeitos colaterais. Uns são mais brandos e outros mais severos. Você pode ter dor de cabeça, tonturas, problemas para dormir, redução da libido, sudorese intensa, sensação de fraqueza, dor no estômago, vômitos frequentes, entre outros.
 
Além desses, existem outros sinais e sintomas mais graves que, se evidenciados devem ser levado ao médico imediatamente:
 
- tremores musculares;
 
- aceleração ou arritmia dos batimentos cardíacos;
 
- fala arrastada;
 
- fraqueza severa;
 
- erupção cutânea;
 
- boca e língua inchados;
 
- dor nos olhos;
 
- visão turva;
 
Como tomar a fluoxetina?
A única forma de consumir a fluoxetina é através de receita e prescrição médica. O psiquiatra passará uma uma determinada dose que será avaliada após 4 semanas. Se depois desse período os efeitos forem positivamente significativos, então a quantidade permanecerá como está, se não, o médico pode alterar para mais ou para menos, ou até mesmo suspender a medicação.
 
Malhar Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário