Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 15 de fevereiro de 2015

Os sete pecados do coração no Carnaval

Crédito: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com
Crédito: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com
Haja coração para suportar quatro dias de folia, cerveja, petiscos gordurosos e paixões arrebatadoras! Carnaval é época de festa, mas também é um período crítico para o coração, devido aos excessos cometidos
 
Uma prova disso é o aumento de 20% nos casos de ataques cardíacos e derrames, geralmente causados pelo consumo excessivo de álcool, cigarro, drogas e alimentação incorreta. Por isso, tanto quem tem saúde de ferro quanto quem já sofreu com problemas cardíacos deve ter atenção a qualquer sintoma estranho, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonteira e palpitações.
 
Para orientar corretamente os foliões, os médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) fazem uma releitura dos sete pecados capitais e elegem os principais erros cometidos durante o Carnaval, que devem ser evitados na folia.

1. A gula por sal – O excesso nunca é um bom negócio. Especialmente para o hipertenso, que deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle na folia.
 
2. A avareza de água – Em época de racionamento, é normal que a gente queira economizar nosso bem precioso. Mas não vale deixar de se hidratar, não é? Muito suor e bebida alcoólica exigem uma reposição de líquidos adequada. Além da água, isotônicos, água de coco e sucos são boas opções para manter a hidratação do corpo.
 
3. A luxúria gastronômica – Verdade seja dita: as pessoas não costumam se alimentar com qualidade no Carnaval. Muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves, que as altas temperaturas do verão pedem. A gordura aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto.
 
4. A ira alcoólica – Antes, durante ou depois do Carnaval é preciso evitar o estresse. Especialmente se você bebeu um pouco mais do que deveria. Respire fundo antes de perder a paciência. Caminhadas diárias 30 minutos, em média, ajudam a acalmar.
 
5. A cobiça pela festa – Não tenha pressa! Quem pretende cair na folia e já teve problemas no coração deve consultar um cardiologista. Hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias podem brincar o Carnaval, mas antes devem realizar exames clínicos, eletrocardiograma e teste ergométrico para verificar se a saúde está em dia.
 
6. A preguiça cotidiana – Para sair atrás do bloco, a animação aparece e os foliões deixam a preguiça de lado, mas é importante estar em dia com os exercícios. É recomendado fazer atividades físicas durante 40 minutos, cinco vezes por semana. Caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica e esteira ou bicicleta são boas opções para auxiliar na melhora do condicionamento.
 
7. A vaidade nos blocos – Esqueça aquelas fantasias muito elaboradas que não te deixam respirar direito. A incidência do sol forte por horas e a aglomeração de foliões podem provocar queda na pressão arterial, com dores de cabeça e até desmaios. Por isso, além de usar roupas leves, tenha sempre uma garrafinha de água à mão e procure lugares com sombra para se abrigar durante o percurso dos blocos.
 
Fonte: Instituto Nacional de Cardiologia (INC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário