Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Gritar realmente ajuda a suportar a dor, diz pesquisa

O “ai” que acompanha uma topada realmente ajuda a tolerar a dor, dizem cientistas da Universidade Nacional de Singapura em estudo publicado semana passada no periódico científico “Journal of Pain
 
Uma possível explicação seria que o grito espontâneo movimenta músculos que interferem na transmissão da mensagem da dor para o cérebro.
 
“Os resultados oferecem a primeira evidência que vocalizar ajuda indivíduos a suportarem a dor”, diz o estudo. “É também a primeira evidência que dizer “ow” modula a dor. Até agora, a ideia de que vocalizar é analgésico nunca havia sido testada”.
 
A pesquisa foi realizada com 56 pessoas. A elas foi pedido que colocassem as mãos em água gelada e o grito de “ow” fez com que elas suportassem a imersão por mais tempo.
 
Em testes separados, os voluntários colocaram a mão na água gelada e disseram “ow”, ouviram uma gravação deles dizendo “ow”, ouviram gravações de outra pessoa dizendo “ow”, apertaram um botão ou ficaram sem ação. Comparando os resultados, os pesquisadores concluíram que quando diziam “ow”, a resistência à dor era maior.
 
Os cientistas também destacam que, de forma curiosa, exclamações relacionadas à dor são muito parecidas em diferentes culturas. Enquanto no Brasil “ai”, na África do Sul o grito é de “eina”; na Itália, “ahia”; “aiyo” na China; e “ouch”, nos EUA.
 
“É um som simples que requer pouco controle das articulações, enquanto maximiza o volume. Dessa forma, pode ser usado de forma fácil e eficiente contra a dor”, dizem os pesquisadores.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário